22/12/2019 - 18h38

Julio Jones brilha e Falcons batem os Jaguars no Mercedes-Benz Stadium

Equipe de Atlanta chegou à terceira vitória consecutiva e ainda sonha em terminar a temporada na segunda posição da NFC Sul

Após vencer um dos favoritos ao título na semana passada, o Atlanta Falcons conseguiu mais uma vitória na tarde deste domingo (22). A vítima da vez foi o Jacksonville Jaguars, que perdeu para Matt Ryan e companhia por 24 a 12 no Mercedes-Benz Stadium.

O resultado fez com que os Falcons chegassem à sexta vitória na temporada. Já eliminada da disputa pelos playoffs, a equipe conseguiu um inesperado embalo nesta reta final de temporada e venceu o terceiro jogo consecutivo. Já os Jaguars se confirmaram como a pior equipe na classificação da AFC Sul e terminarão o ano com recorde negativo pela segunda vez seguida.

O jogo

A partida começou com o Atlanta Falcons no ataque e a equipe teve um excelente drive inicial. Em pouco menos de quatro minutos, os donos da casa atravessaram o campo e anotaram o touchdown em uma corrida de Devonta Freeman. Ao chutar o kickoff para o adversário, os Falcons conseguiram forçar um fumble em cima do retornador e recuperaram a bola já no campo de ataque, na linha de 25 jardas. A equipe conseguiu capitalizar o turnover e marcou o touchdown em uma conexão de Matt Ryan para Devonta Freeman. Passados seis minutos de jogo, o placar já estava em 14 a 0 para os mandantes.

O primeiro drive dos Jaguars na partida não durou muito. A equipe conseguiu apenas um first down e chutou o punt antes de chegar à metade do campo. Os Falcons voltaram ao campo e fizeram mais uma bela campanha. O time caminhava bem, contando com belas recepções de Julio Jones, até que uma falta de false start prejudicou o avanço dos donos da casa. O kicker coreano Younghoe Koo errou o field goal de 42 jardas e o placar se manteve intacto. Após mais um punt dos visitantes, os Falcons tiveram mais uma chance para ampliar a vantagem, mas Matt Ryan foi interceptado pelo cornerback Tre Herndon e o primeiro quarto se encerrou com os Falcons vencendo por 14 a 0.

Os Jaguars continuaram com dificuldades no início do segundo período e só se mantiveram em campo após um fake punt em uma quarta descida para duas jardas. A equipe enfim adquiriu um certo ritmo e caminhou até a zona de field goal. Após os Jags não converterem uma terceira para duas jardas, Josh Lambo chutou um field goal de 40 jardas e tirou o zero do placar para o time da Flórida. O resto do quarto foi bastante truncado e as equipes pouco produziram. Foi apenas nos segundos finais do primeiro tempo que o placar foi modificado novamente, com um field goal de Koo que aumentou a vantagem dos Falcons. O jogo foi para o intervalo 17 a 3 para os mandantes.

O terceiro período foi quase uma repetição do segundo. Durante a primeira metade do quarto foi um festival de punts, até que Matt Ryan foi interceptado por Jarrod Wilson, o que embalou o Jacksonville Jaguars. Logo em seguida, os visitantes chegaram até a linha de 10 jardas do campo de ataque, mas não conseguiram ir até a end zone. Assim, Lambo chutou mais um field goal e diminuiu a diferença no placar para 17 a 6.

Os Falcons acordaram e no drive seguinte conseguiram um touchdown em corrida curta de Qadree Ollison, abrindo o último quarto com uma vantagem de 24 a 6. A resposta dos Jaguars foi rápida e Gardner Minshew fez um lindo lançamento para Chris Conley levar o placar para 24 a 12. Ao invés de chutar o ponto extra, os Jags optaram por tentar a conversão de dois pontos, mas não tiveram sucesso. A equipe voltou a ter mais uma chance de diminuir ainda mais a diferença, mas não conseguiu converter uma quarta descida na linha de sete jardas do campo de ataque. O placar final do jogo foi de 24 a 12 para os Falcons.

Matt Ryan teve 384 jardas e um aproveitamento de 32/45 nos passes, além de um touchdown. Julio Jones brilhou e em 10 recepções conseguiu um total de 166 jardas. O jogo terrestre também apareceu bem na partida, com 135 jardas totais e dois touchdowns (Devonta Freeman e Qadree Ollison).

Pelo lado dos Jaguars, Minshew sofreu com a pressão e não fez uma boa partida. Acertou apenas 13 passes em 31 tentativas, teve um touchdown e um total de 181 jardas. Leonard Fournette correu para 71 jardas, sendo este o quinto jogo consecutivo em que o camisa 27 não passa das 75 jardas. O jogo aéreo foi bastante improdutivo e nenhum wide receiver da equipe teve mais de três recepções. O melhor foi Chris Conley, com 56 jardas.

Foto: Divulgação/Atlanta Falcons

NFL 2019 – SEMANA 16

Sábado (21/12)

Houston Texans 23 @ 20 Tampa Bay Buccaneers
Buffalo Bills 17 @ 24 New England Patriots
Los Angeles Rams 31 @ 34 San Francisco 49ers

Domingo (22/12)

Jacksonville Jaguars 12 @ 24 Atlanta Falcons
Baltimore Ravens 31 @ 15 Cleveland Browns
New Orleans Saints 38 @ 28 Tennessee Titans
Carolina Panthers 6 @ 38 Indianapolis Colts
Cincinnati Bengals 35 @ 38 Miami Dolphins (OT)
Pittsburgh Steelers 10 @ 16 New York Jets
New York Giants 41 @ 35 Washington Redskins (OT)
Detroit Lions 17 @ 27 Denver Broncos
Oakland Raiders 24 @ 17 Los Angeles Chargers
Dallas Cowboys 9 @ 17 Philadelphia Eagles
Arizona Cardinals 13 @ 27 Seattle Seahawks
Kansas City Chiefs 26 @ 3 Chicago Bears – SNF

Segunda-feira (23/12)

22h15 – Green Bay Packers @ Minnesota Vikings

Oddsshark