NFL

03/12/2019 - 02h12

Seattle Seahawks vence o Minnesota Vikings em grande partida no MNF

Franquia de Seattle assume liderança da Divisão Oeste da Conferência Nacional ao bater rival direto pelos playoffs da NFL

Chris Carson anota o TD pelo Seattle Seahawks contra o Minnesota Vikings pela semana 13 da NFLO Monday Night Football mexeu com o coração dos torcedores presentes no CenturyLink Field. Nesta segunda-feira (2), o Seattle Seahawks (10-2) recebeu em seu estádio o Minnesota Vikings (8-4) em uma briga direta por uma vaga no playoffs da temporada 2019 da NFL. E em uma grande partida das duas equipes, os donos da casa venceram os vistantes pelo placar de 37 a 30 e assumiram a liderança da NFC West.

A grande partida dos Seahawks passou pela bela atuação do seu jogo corrido, que conseguiu 218 jardas terrestres, com destaque para o running back Chris Carson, com 23 carregadas para 102 jardas e um touchdown, e Rashaad Penny, com 107 jardas totais – 74 terrestres em 15 corridas e 33 aéreas em quatro recepções – e um TD por terra e outro pelo ar. O quarterback Russell Wilson teve 21 de 31 passes completos para 240 jardas, dois TDs e uma interceptação. A defesa também teve boa atuação com uma interceptação para pick six, dois fumbles forçados e recuperados.

Pelo lado de Minnesota, o signal caller Kirk Cousins conseguiu completar 22 de 38 passes para 276 jardas, dois touchdowns e uma interceptação. Dalvin Cook também não foi bem e saiu de campo machucado após correr nove vezes para 29 jardas e um TD, fora receber três passes para 35 jardas. Contudo, o cornerback Xavier Rhodes teve uma boa partida e foi o melhor em campo com oito tackles, um tackle para perda de jardas e um fumble forçado.

Agora o Minnesota Vikings recebe em casa o rival de NFC North Detroit Lions para tentar retomar a liderança da divisão, enquanto o Seattle Seahawks joga o Sunday Night Football fora de casa contra o rival de NFC West Los Angeles Rams para se manter na liderança da divisão e no topo da Conferência Nacional com os Saints e 49ers. Ambos os jogos serão no próximo domingo, dia 8 de dezembro.

O jogo

No primeiro quarto, após sua defesa forçar o punt dos donos da casa, o ataque de Minnesota precisou de apenas seis jogadas para inaugurar o placar com uma corrida de duas jardas de Cook para dentro da end zone. Contudo, os Seahawks responderam na mesma moeda após marcharem pelo campo por oito minutos até que o RB Chris Carson anotou uma corrida curta à terra prometida: 7 a 7.

O segundo período contou com uma pick six de Anthony Harris, que aproveitou erro de Russell Wilson para ficar com a bola e marcar mais um touchdown para os Vikings. E no drive seguinte, Seattle conseguiu três pontos no chute de 29 jardas de Jason Myers para diminuir. Só que antes do confronto ir para o intervalo, Dan Bailey converteu o field goal de 47 jardas para deixar o embate em 17 a 10 em favor dos visitantes.

Logo na volta dos vestiários, quando teve a bola em mãos, os Seahawks tiveram outra boa campanha ao mover bem as correntes e o RB Rashaad Penny contou com bons bloqueios na sua corrida de uma jarda para a end zone. E com tudo igual no placar, a defesa dos donos da casa entrou em ação para forçar o fumble em Dalvin Cook e Myers teve a chance de colocar a bola no meio do “Y”, em FG certeiro de 29 jardas para virar o embate.

Só que a franquia de Seattle cresceu ainda mais após forçar mais um punt do ataque baleado de Minnesota. E depois de cinco descidas, Russell Wilson mandou a bola para o wide receiver David Moore, que coreu 60 jardas e só parou dentro da end zone para aumentar a vantagem diante de sua torcida: 27 a 17.

O Minnesota Vikings começou com a bola no início do segundo período. Kirk Cousins tentou o passe para Stefon Diggs, mas o cornerback Tre Flowers roubou a bola do recebedor e forçou o turnover para a sua unidade ofensiva ficar com a carne já dentro da red zone. E a oportunidade não foi desperdiçada, já que após três jogadas, Wilson fez o passe curto para Penny, que contou com os bloqueios para correr 13 jardas, marcar o TD e concretizar os 23 pontos seguidos dos mandantes após o chute de Myers: 34 a 17 Seahawks.

Mesmo com a diferença estabelecida e com os erros cometidos, foi a vez dos Vikings aproveitarem o erro do adversários para marcar. Logo na campanha seguinte, após falha da marcação da secundária de Seattle, Kirk Cousins mandou a bola para o WR Laquon Treadwell, que totalmente livre só teve o trabalho de levar a bola para a terra prometida após recepção de 58 jardas: 34 a 24.

A partida passou a ser toda da franquia de Minnesota com a sua unidade defensiva forçando o fumble do WR D.K. Metcalf e Xavier Rhodes recuperando a bola, para voltar à end zone depois de pouco mais de dois minutos. No ataque, Cousins lançou a bola para o tight end Kyle Rudolph fazer a recepção com apenas uma das mãos e marcar o touchdown. Só que Dan Bailey errou o chute extra para complicar a vida da sua equipe: 34 a 30 Seattle.

Os Vikings conseguiram forçar o punt do rival logo na sequência para ter a chance da vitória com mais de três minutos no relógio. Só que após cinco jogadas, Cousins não conseguiu renovar as descidas e o seu ataque sofreu o turnover on downs concretizado antes do two minute warning.

Só que o jogo terrestre do Seattle Seahawks comprovou mais uma vez a grande partida que vinha fazendo para mover as correntes e gastar o relógio para deixar a bola para o seu kicker converter o field goal de 36 jardas e 21 segundos restantes no relógio.

A única chance de tentar um empate virou pesadelo para os Vikes com fumble no retorno do kickoff que decretou a grande vitória dos donos da casa: 37 a 30.

(Foto: Reprodução Site/Seattle Seahawks)

Confira os melhores momentos do jogo:

Confira os resultados da Semana 13 da NFL 2019:

Quinta-feira (28/11, Thanksgiving)

Chicago Bears 24 @ 20 Detroit Lions 
Buffalo Bills 26 @ 15 Dallas Cowboys 
New Orleans Saints 26 @ 18 Atlanta Falcons

Domingo (1/12)

New York Jets 6 @ 22 Cincinnati Bengals
Tennessee Titans 31 @ 17 Indianapolis Colts
Philadelphia Eagles 31 @ 37 Miami Dolphins
Green Bay Packers 31 @ 13 New York Giants
Cleveland Browns 13 @ 20 Pittsburgh Steelers
Washington Redskins 29 @ 21 Carolina Panthers
Tampa Bay Buccaneers 28 @ 11 Jacksonville Jaguars
San Francisco 49ers 17 @ 20 Baltimore Ravens
Los Angeles Rams 34 @ 7 Arizona Cardinals
Los Angeles Chargers 20 @ 23 Denver Broncos
Oakland Raiders 9 @ 40 Kansas City Chiefs
New England Patriots 22 @ 28 Houston Texans – SNF

Segunda-feira (2/12)

Minnesota Vikings 30 @ 37 Seattle Seahawks – MNF

Oddsshark