23/01/2020 - 21h37

Whit Merrifield: ‘José Altuve tomou o meu lugar’ no All-Star Game de 2018

Por conta do escândalo de roubo de sinais, segunda base dos Royals acredita que foi injustiçado na votação de 2018

Whit Merrifield assina extensão contratual de quatro anos com RoyalsO escândalo de roubo de sinais não para de provocar reações por toda a MLB. Nesta quinta-feira (23), em entrevista ao site Clubhouse Conversation, Whit Merrifield afirmou que José Altuve tomou o seu lugar na votação para o All-Star Game de 2018. O infielder do Kansas City Royals alegou que, se não fosse pela prática ilegal, teria ficado na frente do segunda base do Houston Astros.

“Vou me considerar um All-Star com todas essas revelações [sobre o Houston Astros] porque José Altuve tomou o meu lugar naquele jogo (o All-Star Game de 2018)”, comentou o atleta. “Então vamos colocar um asterisco em 2018 e ainda adicionar mais um [no prêmio] Silver Slugger, só para termos certeza”.

Altuve também ganhou o prêmio em questão, concedido em cada temporada ao melhor jogador no quesito ofensivo em todas as posições, nas duas ligas.

O esquema criado pelos Astros auxiliou os rebatedores da equipe a prever os lances dos arremessadores adversários usando uma câmera no Minute Maid Park, em Houston. A estratégia ilegal foi exposta após um depoimento do pitcher Mike Fiers, que fez parte do elenco da equipe de 2015 a 2017.

Na primeira metade da temporada de 2018, os dois jogadores tiveram rendimentos parecidos. Em 91 jogos, Merrifield conseguiu 109 rebatidas (30 duplas), 17 bases roubadas, cinco home runs e um OPS (a soma dos percentuais de chegadas em base e slugging) de 81,2%. Altuve obteve 129 rebatidas (23 duplas), nove home runs, 14 bases roubadas e um OPS de 86,5%.

Merrifield teve uma boa performance total em 2018, acumulando um excelente aproveitamento no bastão de 30,4% e 12 home runs, liderando as duas ligas em bases roubadas (com 45) e em rebatidas (192). Enquanto isso, Altuve anotou 31,4% de aproveitamento, 13 home runs, 162 rebatidas e 17 bases roubadas.

No final das contas, Whit Merrifield conseguiu se tornar um All-Star pela primeira vez no ano seguinte, como reserva da posição de segunda base. Altuve não apareceu no elenco mais uma vez.

A fala do atleta de Kansas City vem há pouco mais de uma semana da divulgação das punições relativas ao escândalo. Os Astros perderam escolhas nos Drafts de 2020 e 2021 e terão de pagar uma multa de US$ 5 milhões. A.J. Hinch, ex-manager da franquia, foi suspenso por um ano, assim como o antigo general manager Jeff Luhnow.

(Foto: Reprodução Twitter/MLB)

Oddsshark