24/03/2020 - 11h39

Olimpíadas de Tóquio são adiadas para 2021

Primeiro-ministro japonês confirma adiamento de Jogos Olímpicos

Tocha sai da Grécia para turnê mundial antes dos jogos de 2020O primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, confirmou nesta terça-feira (24) que o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, está de acordo com a proposta de adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020. As Olimpíadas de Tóquio teriam início programado para dia 24 de julho, mas foram postergadas para o ano de 2021 por conta da pandemia do coronavírus, que atinge o mundo todo.

De acordo com o site ESPN.com , Abe disse o seguinte sobre suas conversas com Bach:

“Propus ao Sr. Bach adiar o evento por um ano. Ele concorda 100% comigo, e no mais tardar no verão de 2021, as Olimpíadas serão realizadas. Simbolizarão a vitória sobre o vírus. Gostaríamos de cumprir nossa responsabilidade”, disse

“Temos que pensar no atual surto de coronavírus. Realizar as Olimpíadas em 2020 é difícil. Conversamos sobre um ano adiado e concordamos em realizar o evento em 2021. Estamos procurando coordenar locais. O COI fará uma reunião em breve”, completou.

Em seguida, o Comitê confirmou o adiamento através de comunicado oficial, assinado em conjunto com o governo do Japão:

“Na circunstância presente, e baseados na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não depois do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional.”

Tudo leva a crer que as Olimpíadas, portanto, deverão ser realizadas em 2021. Mesmo assim, o nome oficial do evento será Tóquio 2020, de acordo com o governador de Tóquio, Yuriko Koike.

“Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam permanecer como um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel para o cenário em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020. ”

Antes de qualquer anúncio oficial, Dick Pound, membro do COI, disse à repórter Christine Brennan, do USA Today,  nesta segunda-feira (23), que os jogos seriam adiados.

A decisão foi tomada por causa da pandemia do Covid-19, que impactou a organização do evento e também a preparação dos atletas. A “gota d’água” aconteceu após muitos atletas e órgãos governamentais de todo o mundo manifestarem preocupação com sua saúde e segurança devido ao surto da doença.

Na semana passada, a natação e o atletismo dos EUA pediram que o COI adiasse as Olimpíadas para proteger os atletas participantes.

Essa é a primeira vez, na era moderna, que os Jogos Olímpicos são adiados. Eles foram cancelados em três ocasiões: 1916, 1940 e 1944, por causa da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais.

A notícia afeta dois esportes americanos e suas respectivas ligas: o torneio de basquete, que certamente teria diversos astros da NBA e da WNBA, e o beisebol, que voltaria ao calendário dos jogos, apesar de dúvidas sobre a participação de jogadores da MLB.

(Foto: Reprodução Twitter / Comitê de Organização dos Jogos de Tóquio)

Oddsshark