Dallas Cowboys lidera lista de 50 times mais valiosos do mundo pelo terceiro ano seguido
Franquia de Dallas novamente encabeça ranking da Forbes de equipes esportivas, que contou com 29 franquias da NFL
O Dallas Cowboys segue imbatível na disputa pelo título de time mais valioso do mundo. Pelo terceiro ano seguido, a franquia de Jerry Jones apareceu na liderança do top-50 da revista Forbes, divulgado nesta quarta-feira (18).
Os Cowboys, avaliados em US$ 4,8 bilhões, superaram três times de futebol – Manchester United (US$ 4,123 bilhões), Real Madrid (US$ 4,088 bilhões) e Barcelona (US$ 4,064 bilhões) – e a franquia mais valiosa da MLB, o New York Yankees (US$ 4 bilhões). Enquanto os times de futebol beneficiam-se do alcance global do esporte, os Cowboys geram o maior lucro antes de impostos e juros entre os 50 times. Contam ainda com centenas de milhões de dólares a partir da venda de ingressos e camarotes, contratos de patrocínio e também com a realização de eventos no AT&T Stadium.
O top-10 da lista é fechado por New England Patriots, New York Knicks (NBA), Los Angeles Lakers (NBA), New York Giants e Golden State Warriors (NBA).
No geral, o ano foi positivo para as franquias esportivas ao redor do mundo. O corte para o top-50 da Forbes, fechado pelo Cleveland Browns, aumentou US$ 200 milhões de 2017 para 2018, passando para US$ 1,95 bilhão. Ao todo, 106 times têm valor de pelo menos US$ 1 bilhão, comparado a 87 na lista anterior. Apesar de enfrentar um 2017 conturbado em meio a protestos de jogadores e críticas de Donald Trump, a NFL conta com o maior número de times na lista: 29 das 32 franquias estão presentes entre os 50 – as exceções são Cincinnati Bengals, Detroit Lions e Buffalo Bills. O New York Jets apresentou a maior queda na lista, passando do 13º para o 21º posto, sem apresentar alteração no valor de US$ 2,75 bilhões.
O ano foi positivo para a liga, em especial na parte relativa a acordos de direito de transmissão. O contrato com a Fox Sports pelo Thursday Night Football rendeu um adicional de 33% em relação ao anterior, estabelecido com as redes CBS e NBC. A renovação do acordo com a Amazon para streaming dos jogos de quinta-feira teve valor 30% maior. Mesmo com uma queda de audiência televisiva de 16% nos últimos dois anos, a NFL segue liderando o sempre cobiçado primetime da TV americana com o Sunday Night Football e conta com a maior audiência da TV paga graças ao Monday Night Football.
(Foto: Reprodução Twitter/Dallas Cowboys)