30/08/2019 - 21h20

Cairo Santos pode estar de saída do Tampa Bay Buccaneers

Segundo especulações da imprensa, o brasileiro teria perdido a disputa pela vaga de kicker para o novato Matt Gay

EAST RUTHERFORD, NJ - NOVEMBER 18: Kicker Cairo Santos #5 of the Tampa Bay Buccaneers in action against the New York Giants at MetLife Stadium on November 18, 2018 in East Rutherford, New Jersey. The New York Giants won 38-35Batalhando por uma vaga definitiva no plantel do Tampa Bay Buccaneers com Matt Gay, Cairo Santos vive momentos de apreensão. Segundo rumores da imprensa norte-americana especializada em NFL, o brasileiro teria perdido a posição de kicker titular para o novato e pode estar de saída do time da Flórida, mesmo após a sua renovação de contrato por mais um ano, em março.

Os rumores acontecem agora, pois as franquias têm até, este sábado (31), para reduzirem e enviarem os seus elencos prontos com 53 jogadores à liga, o chamado “cut day” (dia do corte).

Bruce Arians, técnico dos Buccaneers até chegou a deixar em aberta a permanência dos dois atletas no plantel, entretanto a chance é remota.

Gay leva vantagem por ter uma perna mais potente e foi escolhido pelo treinador para os chutes mais longos durante a pré-temporada, enquanto Cairo é conhecido mais pela precisão nos “tiros” mais curtos. Outro ponto que pesa contra o brasileiro é que Gay foi escolhido no Draft deste ano, portanto seus ganhos com salários são menores.

Outra possibilidade bastante provável é Tampa Bay permanecer com Cairo no elenco, entretanto usá-lo como moeda de troca por escolhas futuras de Draft, já que ele tem um ótimo mercado e de acordo com Arians, algumas equipes já entraram em contato em busca da sua contratação.

Durante uma sessão de autógrafos na cidade de São Paulo, em julho, Cairo chegou a comentar sobre a disputa com o companheiro de posição em entrevista exclusiva para o The Playoffs.

“Ele é um cara que é mais jovem e mais barato por alguns anos, sei que isso pode afetar. Eu aprendi a focar e tenho que acertar 100% dos meus chutes nos treinos, e se nisso eu acabar ganhando a vaga ou não? Acho que não é algo que eu tenho controle, eu tenho o controle da minha dedicação. Não me preocupo com o resultado, me preocupo em produzir e no fim, eu possa ter emprego com alguma das 32 equipes”.

O brasileiro de 27 anos chegou à NFL em 2014, no Kansas City Chiefs, onde foi draftado e passou três temporadas e meia por lá. Uma lesão na virilha fez com que Cairo fosse cortado em 2017. Semanas depois, ele acertou com o Chicago Bears, mas jogou apenas dois jogos, por reincidência de sua contusão.

Posteriormente, Santos teve uma breve passagem no Los Angeles Rams também e atuou por dois jogos para cobrir uma pequena lesão de Greg Zuerlein. Ele acertou cinco de seis field goals e cinco de seis extra points, deixando uma boa impressão.

Já no ano de 2018, o brasileiro foi adquirido pelos Bucs, onde permanece até hoje.

Em sua carreira, Cairo Santos acertou 104 de 125 field goals, com bom percentual de 83,2%. Nos chutes extras, são 149 de 155, com 96,1%. Seu FG mais longo foi em 2016, convertido a 54 jardas de distância.

Foto: Al Pereira/Getty Images

Oddsshark