Estados Unidos vencem República Tcheca e se garantem nas quartas de finais
Em dia de recorde de Kevin Durant, Estados Unidos arrasam tchecos, eliminam rival e garantem segunda colocação do grupo
A seleção dos Estados Unidos de basquete masculino bateu a República Tcheca com tranquilidade por 119 a 84, em jogo disputado neste sábado (31), pela terceira rodada da primeira fase dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com o resultado, o time americano garantiu classificação para as quartas de finais do torneio e de quebra eliminou a República Tcheca.
Com duas vitórias e uma derrota na primeira fase, o “Dream Team” ficou com a segunda colocação do grupo A, atrás apenas da França que venceu seus três compromissos. No entanto, os norte-americanos se garantiram como melhor segundo lugar e estarão no pote 1 do sorteio que define as chaves da sequencia da competição, tendo pela frente algum dos segundos ou terceiros lugares dos grupos B e C.
Kevin Durant fez história durante o jogo deste sábado. Com 23 pontos, 8 rebotes e 6 assistências, o ala do Brooklyn Nets superou Carmelo Anthony e se tornou o jogador americano com mais pontos em todos os tempos nas Olimpíadas.
Jayson Tatum foi outro nome que apareceu bem pelos Estados Unidos. O jogador do Boston Celtics foi o cestinha da partida com 27 pontos, 2 rebotes e 1 assistência. Zach LaVine com 13 pontos, 2 rebotes e 5 assistências e JaVale McGee com 10 pontos em 4 minutos em quadra, são outros que merecem citação.
Pelo lado da República Tcheca, Blake Schilb, Ondrej Balvín e Tomas Satoransky se destacaram. O primeiro fechou o jogo com 17 pontos e 5 rebotes, o segundo com 15 pontos e 4 rebotes e o armador do Chicago Bulls com 12 pontos, 6 rebotes e 8 assistências.
O time norte-americano aguarda agora o sorteio para saber quem encara nas quartas de finais dos Jogos Olímpicos. Eliminados, os tchecos voltam para a casa.
O JOGO
A República Tcheca começou com certa vantagem no duelo. Blake Schilb aparecia bem pelo time europeu e se destacou com 11 pontos no primeiro quarto, dominando as ações dentro do garrafão. Schilb inaugurou os trabalhos marcando os dois primeiros pontos do duelo e os tchecos chegaram a abrir 9 a 2, quando Kevin Durant apareceu convertendo sua primeira bola tripla, para diminuir a vantagem do rival. Bam Adebayo havia marcado os dois primeiros pontos do “Dream Tem”.
Os tchecos seguiram com boa superioridade e chegaram a abrir 9 pontos de vantagem, mas no fim do quarto os Estados Unidos acordaram um pouco na partida e diminuíram o prejuízo: 25 a 18 República Tcheca.
O segundo período começou com Jayson Tatum acertando dois lances livres em favor de EUA. Com novo ímpeto dentro de quadra, o “Dream Team” virou o marcador com outra bola de três de Durant, que quebrou o recorde de Carmelo Anthony em pontos anotados em Olimpíadas. 34 a 33 naquele momento.
Apesar de ficar em desvantagem no placar, os tchecos seguiram fazendo jogo duro para o time americano, que não conseguia desgarrar. Dessa forma, as equipes foram para os vestiários com 47 a 43 EUA.
Entretanto, no terceiro quarto o jogo virou e os americanos venceram sem problemas, já encaminhando a vitória e a classificação. Durant marcou os primeiros pontos do segundo tempo, convertendo dois lances livres. O ala dos Nets fechou a parcial com 10 pontos e os Estados Unidos foram abrindo cada vez mais vantagem para cima do adversário, que encontrou muitas dificuldades no quarto. Com 35 a 17 no terceiro quarto, o placar apontava 82 a 60 para Durant e companhia.
O último período serviu para decretar a classificação da seleção dos Estados Unidos e a eliminação da República Tcheca na competição. Os tchecos poderiam perder por no máximo 32 pontos, mas sucumbiram diante dos astros americanos e perderam por 35 pontos.
Tatum foi o primeiro a pontuar no quarto e alguns reservas como JaVale McGee e Keldon Johnson ganharam valiosos minutos durante o período. Querendo mostrar serviço para o técnico Gregg Popovich, os bancários não “tiraram o pé” e complicaram a vida da seleção europeia. No final, 119 a 84 para os Estados Unidos. O “Dream Tem” está mais vivo do que nunca em busca de mais uma medalha Olímpica.
Foto: Reprodução Usa Basketball