30/03/2020 - 16h13

Olimpíadas de Tóquio terão início no dia 23 de julho de 2021

O COI decidiu adiar os jogos por um ano devido ao Coronavírus e já tem datas definidas para o evento em 2021

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 21: 21: The United States Men's Basketball team celebrate with their gold medals after the final match of the Men's basketball between Serbia and United States on day 16 at Carioca Arena 1 in Rio de Janeiro, Brazil on August 21, 2016Nesta segunda-feira (30), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a nova data para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Por causa da pandemia da COVID-19 e visando a não prejudicar os atletas, a entidade adiou o evento, que seria em 2020, para começar no dia 23 de julho de 2021. A previsão é que as Olimpíadas acabem no dia 8 de agosto daquele ano.

O presidente do COI, Thomas Bach, se reuniu com as federações antes de anunciar a mudança. Ele explicou que a nova data tinha o objetivo de dar um maior tempo para que os atletas se recuperassem totalmente das consequências causada pelo coronavírus no esporte e na sociedade.

“Estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o comitê organizador de Tóquio 2020, o governo metropolitano de Tóquio, o governo japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes”, disse Bach em comunicado nesta segunda-feira.

Outra nota importante é que os voluntários chamados para trabalhar este ano serão mantidos para o ano que vem. Na questão de ingressos, eles terão a validade igual para as competições de 2021. Quem não conseguir estar nos Jogos do ano que vem, a organização disse que será feito reembolso total do ingresso.

Essa é a primeira vez, na era moderna, que os Jogos Olímpicos são adiados. Eles foram cancelados em três ocasiões antes: 1916, 1940 e 1944, por causa da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais.

A notícia afeta dois esportes americanos e suas respectivas ligas: o torneio de basquete, que certamente teria diversos astros da NBA e da WNBA, e o beisebol, que voltaria ao calendário dos jogos, apesar de dúvidas sobre a participação de jogadores da MLB.

(Foto: Salih Zeki Fazlioglu/Anadolu Agency/Getty Images)

Oddsshark