Estados Unidos atropelam Porto Rico e vencem a segunda no basquete do Pan-2015
O Team USA não deu chance alguma aos porto-riquenhos e já garantiu vaga nas semifinais do Pan-2015

Os Estados Unidos venceram Porto Rico e já se garantiram na semifinal do Pan-2015 (Foto: Reprodução/Facebook-BasketPR)
Em sua segunda partida no Pan-2015, nesta quarta-feira (22), a seleção norte-americana de basquete masculina, que não conta com as estrelas da NBA, não deu chance ao azar e venceu Porto Rico com extrema facilidade por 102 a 70. Com a vitória, os Estados Unidos já estão classificados para a fase semifinal do torneio de basquete dos Jogos Pan-Americanos, encarando o Brasil na noite de amanhã apenas para cumprir tabela e definir quem avança como primeiro do grupo, enquanto a seleção porto-riquenha, já eliminada, fecha sua participação contra a Venezuela.
No jogo em que colocou dois técnicos da NCAA frente-a-frente (Mark Few, técnico de Gonzaga, pelos EUA, e Rick Pitino, técnico de Louisville, por Porto Rico), o Team USA foi soberano. Com um ótimo arremesso nas bolas de três pontos, a equipe viu o experiente o ala-pivô do Iowa Energy, equipe da D-League, Damien Wilkins, sobrinho de Dominique Wilkins, voltar a ser um dos principais pontuadores da partida com 15 pontos, porém o grande cestinha foi o armador Bobby Brown com 16 pontos, além de ter distribuído 6 assistências e pego 5 rebotes.

Porto Rico acabou derrotado e está eliminado do torneio de basquete do Pan-2015 (Foto: Xavier J. Araújo Berrios)
Pelo lado porto-riquenho, o principal destaque foi Javier Mujica com 15 pontos e 4 rebotes. O armador JJ Barea, que atua na NBA pelo Dallas Mavericks, teve atuação apagada com apenas 4 pontos e 3 assistências.
Ao contrário da partida de estreia contra a Venezuela, os Estados Unidos já assumiram o controle do jogo desde o início e não tomaram sustos. Com o jogo fluindo de maneira mais eficiente e o time já demonstrando um entrosamento maior, as jogadas foram construídas de maneira mais fácil, fato este incentivado pela ótima noite dos armadores Bobby Brown, que atua no basquete chinês, e Melo Trimble, que ainda atua no basquete universitário pela universidade de Maryland.
O ótimo primeiro tempo, com direito a uma estrondosa vitória no segundo quarto por 36 a 10, já acabou encaminhando bem o triunfo. Diante disso, a sequência da partida ficou marcada por uma atuação mais relaxada dos comandados de Mark Few, que viram o selecionado porto-riquenho diminuir os afobados arremessos de três pontos e, assim, equilibrar as ações do jogo, contudo, com a enorme vantagem construída na metade inicial da partida, os norte-americanos não foram ameaçados e conquistaram sua segunda vitória em dois jogos.