Troféu SPFL Landmark volta para 2º ano trazendo novidades e buscando crescimento
Principal liga do estado de SP apresentou suas atrações em coletiva de imprensa nesta terça-feira
SÃO PAULO (SP) – Nesta terça-feira (07), foi oficialmente lançada a segunda edição da São Paulo Football Legue – SPFL, em coletiva de imprensa na zona sul de São Paulo. Dez equipes disputarão o Troféu Landmark, no maior campeonato de futebol americano de São Paulo e um dos mais fortes do Brasil.
Nesta edição, a SPFL volta com algumas modificações: serão 25 jogos distribuídos em seis estádios. Buscando a profissionalização, a Liga tem todos os atributos necessários pra colocar o futebol americano em outro patamar. As projeções para este ano são grandiosas e ousadas para pouco tempo de criação, mas os organizadores estão otimistas em relação aos resultados.
O foco principal é público. Renato “Monstro”, presidente do Lusa Lions e responsável pelos eventos da liga, reconheceu algumas dificuldades em atrair os torcedores para os estádios. “É preciso criar uma cultura do esporte americano”, disse. A estratégia adotada foi a melhor escolha de datas e investimento em mídias para a divulgação dos eventos.
MAIS: Assista à coletiva de imprensa do lançamento da SPFL 2017
Questionado sobre torcidas organizadas e eventuais brigas, por conta de times de futebol envolvidos, Renato assegurou que foi feita a escolha de segurança particular para manter o bem estar de todos no estádio. Ricardo Trigo, presidente do Corinthians Steamrollers, completou dizendo que eles querem chegar mais próximo do padrão americano dentro dos estádios. “Queremos torcida mista, sem fumantes e sem torcedores em rotas de fuga para se ter melhor controle em situações de emergência”, explicou.
O público desempenha um papel importante para a liga. É através da venda de ingressos que a maior parte do campeonato é financiada. Nesta edição, a Landmark Náuticas é a maior patrocinadora do evento, e mesmo com os outros patrocinadores e apoiadores, ainda não é o suficiente para a SPFL custear tudo sozinha, por isso buscam os grandes investidores para ajudar nessa empreitada.
Junior Antonio, presidente do Santos Tsunami, enfatizou a importância da imprensa para essa busca. “Através dessa divulgação, grandes empresas notarão o crescimento do esporte no Brasil e se interessarão em investir”, comentou Junior. Diego Perri, presidente do Mooca Destroyers, concluiu dizendo que a ideia é criar um “motivo” para haver cobertura da imprensa. “Um evento bem feito vai além de um jogo, mas sim toda a organização do evento”. Trigo destacou que também pretende focar no público das mídias sociais e que a liga tem o projeto de fazer também as transmissões dos jogos em pay-per-view .
Com um pouco mais que uma hora e meia, a coletiva encerrou de forma descontraída. A expectativa para o campeonato é grande. A liga terá quatro meses para provar que o crescimento do futebol americano no Brasil depende principalmente da força de vontade, da organização e do planejamento dos envolvidos.
Na cerimônia, também foram entregues prêmios individuais aos atletas pela temporada 2016 da SPFL. O troféu de MVP foi para o quarterback Catullo Goes, campeão com a Lusa Lions na primeira edição da Liga.
A SPFL 2017 terá seu kickoff no próximo domingo, dia 12 de março às 10h, no estádio do Canindé. O The Playoffs estará lá fazendo a cobertura e trazendo as noticias em tempo real para você.
SPFL 2017 – 1ª rodada (12/3)
10h: Lusa Lions x Santos Tsunami
15h: Corinthians Steamrollers x Palmeiras Locomotives
Participam ainda da liga: Mooca Destroyers, São Caetano Blue Birds, Paulista Ocelots, Ponte Preta Gorilas, São Paulo Storm e Diadema Diamond.
(Fotos: Paula Ivoglo e Thaina Monteiro)