Dominado, Brasil tem pior partida da era Petrovic e é atropelado pelo Canadá
No Ginásio Wlamir Marques, em SP, Brasil abusa com ataque estático e não confirma classificação ao Mundial 2019
Jogando no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, nesta segunda-feira (03), o Brasil dependia de uma vitória contra o Canadá para se classificar matematicamente para o Mundial 2019, na China, mas isso não ocorreu. Aliás, passou bem longe. Dominado a partir do segundo quarto, a seleção brasileira perdeu por 94 a 67 e viu os canadenses confirmarem a vaga no mundial. A dura derrota marcou a pior na era de Aleksandar Petrovic no Brasil.
O pivô Kyle Wiltjer, jogador do Unicaja Baloncesto, da Espanha, foi o grande destaque da partida ao anotar 25 pontos e 7 rebotes, terminando como cestinha do jogo. Outros destaques ficaram por conta do ala Thomas Scrubb, do italiano Pallacanestro Varese, que finalizou o jogo com 14 pontos, e do armador Phil Scrubb, irmão mais novo de Thomas e jogador do SKYLINERS GmBH, da Alemanha, que fechou o confronto com 15 pontos e 6 assistências.
Pelo selecionado brasileiro, Marquinhos, ala do Flamengo, foi o cestinha do time com 17 pontos. Destaque também para o ala-armador Vitor Benite, que terminou com 16 pontos e 2/5 nas bolas de três. Os dois foram os únicos a pontuar em dois dígitos. Destaque do Brasil na vitória contra a República Dominicana na sexta-feira (30), Leandrinho esteve em péssima noite. O ala-armador anotou 9 pontos, mas com 1/10 arremessos de quadra convertidos.
Depois de um começo equilibrado no primeiro período e a vitória na parcial por 20 a 18, o Brasil caiu nos erros que vêm marcando as derrotas recentes da equipe: o ataque estático e a dificuldade para conter as bolas de fora dos adversários. No segundo quarto este foi o combo que permitiu o Canadá fechar a parcial em 27 a 14 e ir para o intervalo com 11 pontos de vantagem (45 a 34).
Depois do intervalo, as coisas não melhoraram e o ataque pouco criativo brasileiro abusou de bolas de três pouco efetivas, que não caíram. Por outro lado, os canadenses fizeram seu jogo, acertaram as bolas de fora equilibrados e seguiram construindo ótima vantagem. O Canadá abriu 24 pontos de vantagem na ida para os últimos 10 minutos (76 a 52) e só mantiveram a diferença para confirmarem a vitória.
Este foi o último jogo do Brasil no país pelas eliminatórias. A última janela, com os últimos dois jogos da competição, acontece em fevereiro de 2019 e a seleção brasileira visita Ilhas Virgens e República Dominicana em busca de uma vitória para confirmar a vaga no Mundial 2019. Até aqui, Argentina, Estados Unidos, Venezuela e Canadá estão confirmados.
(Foto: Reprodução Twitter / Canada Basketball)