NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
PODCASTS
6 de janeiro de 2023 - 13h01

Playoffs, títulos de divisão e mais: Tudo o que está em jogo na semana 18 da NFL

Acompanhe, jogo a jogo, tudo o que ainda tem para ser definido na última semana da temporada regular da liga

SANTA CLARA, CALIFORNIA - SEPTEMBER 26: Aaron Rodgers #12 of the Green Bay Packers leaves the field after defeating the San Francisco 49ers in the game at Levi's Stadium on September 26, 2021 in Santa Clara, CaliforniaEnfim, chegamos a mais uma semana 18. Neste fim de semana, a NFL terá suas definições no que tange a briga por vagas à pós-temporada, títulos de divisão, bye week nos playoffs e as escolhas mais altas para o Draft 2023. Apesar do cancelamento do último Monday Night Football, há muita coisa em jogo para todas as equipes.

Por isso, o The Playoffs listou aqui tudo o que ainda está em jogo em cada uma das partidas. Dá uma olhada!

O que vale cada jogo da semana 18 da NFL:

Sábado (7) – 18h30 – Kansas City Chiefs @ Las Vegas Raiders

Kansas City garantirá a primeira colocação da Conferência Americana (seed 1) com uma vitória sobre Las Vegas independentemente de qualquer resultado. Contudo, mesmo em caso de derrota frente aos Raiders, é possível ficar com o bye na rodada de Wild Card caso os Bills percam para os Patriots – só que nesse caso, uma hipotética final da AFC entre Chiefs e Bills seria jogada em campo neutro, já que Buffalo teve seu jogo da semana 17 cancelado. O mesmo acontece se Chiefs e Bills vencerem na semana 18. Por isso, o ideal é vencer e torcer por derrota dos Bills para ter todos os benefícios da seed 1.

Os Raiders já estão eliminados.

Sábado – 22h15 – Tennessee Titans @ Jacksonville Jaguars

O vencedor deste embate será campeão da AFC South e se garantirá, por conseguinte, entre os quatro primeiros colocados da AFC. Para os Titans, que já não disputam mais nenhuma das duas vagas de Wild Card da conferência restantes, é vencer ou ser eliminado. Jacksonville, no entanto, ainda pode ir para os playoffs em caso de derrota, mas precisaria que New England Patriots, Pittsburgh Steelers e Miami Dolphins também perdessem.

Domingo (8) – 15h – Carolina Panthers @ New Orleans Saints

Os dois times estão eliminados. Pode pular para o próximo.

Domingo – 15h – Baltimore Ravens @ Cincinnati Bengals

Esta é uma das partidas que ainda dependiam do resultado do jogo suspenso pela trágica situação do safety Damar Hamlin, que teve uma parada cardíaca durante o primeiro quarto do embate desta segunda (2). E como ele não será disputado, a NFL definiu que os Bengals já são os campeões da AFC North, uma vez que mesmo em caso de vitória, os Ravens terão um percentual de aproveitamento menor. Só que existe uma possibilidade para Baltimore de ganhar a partida, se classificar para o wild card e, caso enfrente Cincinnati na primeira rodada dos playoffs, a liga decidirá num “cara e coroa” quem joga em casa essa partida. É sério.

Por outro lado, os Bengals também, com um jogo a menos, não podem mais conquistar a seed 1 da AFC, algo que era possível se tivesse jogado e vencido os Bills.

Domingo – 15h – Cleveland Browns @ Pittsburgh Steelers

Os Browns, já eliminados, têm a chance de fechar mais um caixão, após acabarem com os sonhos de playoffs do Washington Commanders na semana passada. Para isso, basta vencerem os Steelers. Pittsburgh, por sua vez, vive situação complicada. Mesmo com um triunfo em casa, ainda precisaria de derrotas de Miami e New England para ficar com a sétima vaga da AFC nos playoffs, via Wild Card.

Domingo – 15h – Minnesota Vikings @ Chicago Bears

Minnesota já conquistou a NFC North, mas ainda falta definir se ficará na segunda ou terceira posição da Conferência Nacional – para ficar com a vice-liderança, é necessário que vença e conte com um tropeço do San Francisco 49ers. Do outro lado, o torcedor talvez não esteja achando uma má ideia para Chicago perder. Caso o Houston Texans bata o Indianapolis Colts, os Bears ficariam com a primeira escolha geral do Draft 2023 com um revés em casa.

Domingo – 15h – New England Patriots @ Buffalo Bills

Vai tropeço, volta tropeço, os Patriots ainda estão mais do que vivos na briga por vaga à pós-temporada. Para entrarem em campo na rodada de Wild Card, basta vencerem os Bills, campeões da AFC East, ou torcerem por derrotas de Titans, Steelers e Dolphins.

Já Buffalo garante a liderança da AFC com um triunfo e uma derrota dos Chiefs. Isso seria importante também para que a equipe possa jogar em casa uma eventual final da conferência contra qualquer adversário, conforme explicado no jogo de Kansas City x Las Vegas (ver acima). Já perder o jogo, com vitória dos Chiefs contra os Raiders, significaria talvez fazer mais uma decisão da AFC no temido Arrowhead Stadium. Melhor ganhar, nem que seja para jogar em campo neutro chegando lá. 

O duelo contra os Bengals foi cancelado, então os Bills terminarão a temporada com um jogo a menos.

Domingo – 15h – New York Jets @ Miami Dolphins

As equipes vivem momentos péssimos, ambas vindo de cinco derrotas seguidas, mas Miami ainda tem chances de jogar na semana que vem nos playoffs. Para tanto, é preciso vencer os Jets e torcer pelos Bills contra os Pats. Eliminado, New York já está com a cabeça no Draft.

Domingo – 15h – Tampa Bay Buccaneers @ Atlanta Falcons

Tampa Bay já conquistou a NFC South e a quarta posição da NFC. Do outro lado, Atlanta já caiu na semana 16. Não há quase nada em jogo aqui, mas os Bucs já informaram que não pouparão titulares.

Domingo – 15h – Houston Texans @ Indianapolis Colts

Como antecipado, Houston fica com a pior campanha da temporada e derradeira primeira posição geral do próximo Draft com uma derrota. Essa é a única pendência aqui.

Domingo – 18h25 – Arizona Cardinals @ San Francisco 49ers

Os Niners ainda podem fechar a temporada regular em primeiro lugar da Conferência Nacional. Pois é. Uma vitória sobre Arizona e uma derrota do Philadelphia Eagles contra o New York Giants sacramentaria a folga na semana que vem.

Domingo – 18h25 – New York Giants @ Philadelphia Eagles

Falando em primeira colocação da NFC, os Eagles carimbariam a seed 1 com um triunfo em casa e pegariam o Minnesota Vikings ou os 49ers na semana seguinte. Mas a equipe também tem o título da NFC East em jogo, que vai para a Pensilvânia em caso de derrota do Dallas Cowboys ou, de novo, vitória contra os Giants. Mas um revés, somado a vitórias de pelo menos um dos concorrentes diretos à liderança da conferência – Dallas e San Francisco – tiraria a folga na semana que vem.

Mas atenção (de novo): caso Dallas vença na rodada, independentemente do resultado de Cardinals x 49ers, Philadelphia perderia a primeira posição da conferência, perderia a NFC East e ainda ficaria em quinto lugar na classificação geral, enfrentando Tom Brady e os Buccaneers no Wild Card, fora de casa. Os Eagles podem, portanto, ir do céu ao inferno com um escorregão.

Domingo – 18h25 – Los Angeles Rams @ Seattle Seahawks

Os atuais campeões logo não serão mais atuais campeões, já que caíram fora da disputa pela pós-temporada ainda na semana 15. Portanto, os holofotes se voltam para os Seahawks, que carimbam a última vaga de Wild Card com uma vitória e um empurrãozinho do Detroit Lions contra o Green Bay Packers, no Sunday Night Football. O problema é que esse seria um ‘baita’ empurrãozinho. Caso Seattle vença, os Lions estarão eliminados. Então, os Hawks, triunfando contra os Rams, basicamente precisariam contar com a vitória da equipe a qual eles acabaram de despachar para seguir na disputa pelo Lombardi. Haja camaradagem!

Domingo – 18h25 – Dallas Cowboys @ Washington Commanders

Como dito anteriormente, a situação de Dallas, que já garantiu a primeira vaga de Wild Card, é bem mais simples que a dos Eagles. São três os cenários possíveis: o time perde e fica com o quinto lugar geral; vence, conta com uma derrota dos Eagles e uma vitória dos 49ers e garante tanto a NFC East quanto o segundo lugar da NFC; triunfa, conta com derrotas de Philadelphia e San Francisco e fica com o primeiro lugar da NFC e, claro, com o título do Leste.

Domingo – 18h25 – Los Angeles Chargers @ Denver Broncos

A única questão aqui é se os Chargers vão se classificar com a quinta ou sexta melhor campanha da AFC. E a diferença é considerável: em quinto lugar, pegariam Jaguars ou Titans na primeira semana; em sexto, Chiefs, Bills ou Bengals. Uma vitória já confirmaria a quinta posição, mas ainda podem conquistá-la perdendo, com uma derrota dos Ravens para os Bengals.

Ah! Os Broncos já estão eliminados – para a surpresa de zero pessoas.

Domingo – 22h20 – Detroit Lions @ Green Bay Packers

O 272º e último jogo da regular season também tem questões a serem tratadas. Os Packers dependem só de si para ficar com a última vaga de Wild Card da NFC e estarão eliminados caso sejam derrotados.

Para Detroit, que também entra de férias com um revés, a situação é um pouco mais complicada, dependendo ainda de uma derrota de Seattle, que precisa vencer para seguir sonhando com a vaga. Aliás, promessa de -4° C de temperatura para o SNF em Green Bay. Os ânimos, entretanto, devem estar mais quentes dentro de campo.

(Foto: Ezra Shaw / Getty Images)

*Atualizado em 6 de janeiro de 2022, às 18h39

instagram