NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
16 de abril de 2023 - 13h04

[PRÉVIA] Playoffs NBA 2023: Phoenix Suns x Los Angeles Clippers

Suns e Clippers chegam para disputar um dos duelos que mais promete equilíbrio na primeira rodada do playoffs com Durant x Leonard

LOS ANGELES, CA - OCTOBER 23: Los Angeles Clippers forward Kawhi Leonard (2) guarded by Phoenix Suns guard Devin Booker (1) during a NBA game between the Phoenix Suns and the Los Angeles Clippers on October 23, 2022 at Crypto.com Arena in Los Angeles, CA.Enfim, os playoffs da NBA da temporada 2022-23 e logo de cara os telespectadores já são coroados com uma tremenda série na primeira rodada. Phoenix Suns e Los Angeles Clippers começam neste domingo (16) um duelo pela Conferência Oeste que promete ser de tirar o fôlego, já que reúne dois elencos “recheados” de grandes estrelas.

De um lado os Suns, que garantiram a quarta colocação de um embolado Oeste, com campanha 45-37, perseguidos de perto pelos Clippers, quintos com campanha 44-38. Duas equipes que poderiam muito bem terminar em posições acima, até mesmo de topo de tabela, não fossem as diversas lesões durante o percurso.

Dois times que também se reforçaram consideravelmente no trade deadline, trazendo jogadores do mais alto calibre para deixarem seus elencos ainda mais poderosos, como Kevin Durant, que chegou a Phoenix vindo do Brooklyn Nets e Russell Westbrook, reforço dos Clippers após saída conturbada do Los Angeles Lakers. Aliás, o duelo dos ex-colegas (e desafetos?) de Thunder também é uma atração.

A franquia de Arizona conta com nada mais, nada menos do que Chris Paul, Devin Booker, Kevin Durant e Deandre Ayton em seu quinteto titular e nomes bem interessantes na rotação, que ajudam muito, tais como Cameron Payne, Torrey Crayg, Landry Shamet, TJ Warren.

O time de Los Angeles já começa com um tremendo problema que é a confirmação de Paul George fora dos primeiros jogos e possivelmente até mesmo da série. Entretanto, sobram nomes de peso em um time bastante consistente que conta com Kawhi Leonard, Russell Westbrook, Terance Mann, Eric Gordon, Ivica Zubac, Norman Powell, Nicolas Batum Marcus Morris, Robert Covington, entre outros…

Com tantos bons jogadores juntos reunidos em quadra, só podemos esperar uma disputa bem interessante e equilibrada de equipes que estão se encontrando nos playoffs pela terceira vez, com boa vantagem dos Suns, que venceram oito dos 13 jogos entre os times em pós-temporada, perdendo cinco vezes.

Phoenix eliminou os Clippers nas duas ocasiões, sendo a primeira em 2006, vitória por 4 a 3 nas semifinais do Oeste, e a mais recentemente em 2021, vitória por 4 a 2 na final de conferência (posteriormente os Suns perderiam o título da NBA para o Milwaukee Bucks).

Vale lembrar que nenhuma das franquias conquistou a NBA até hoje, mas são dois elencos capazes de brigar pelo feito nesta temporada, o que deixa o duelo de primeira rodada dos playoffs ainda mais emocionante, sem contar o aguardado embate, até precoce, entre Kevin Durant x Kawhi Leonard, dois dos maiores jogadores em atividade, atualmente.

Com isso e sem mais delongas, vamos a mais uma prévia do The Playoffs!

(Foto: Brian Rothmuller/Icon Sportswire via Getty Images)

SUNS X CLIPPERS: COMO CHEGAM

Como já mencionado, os dois times andaram próximos na tabela de classificação do Oeste e acabaram a temporada regular separados por apenas uma vitória. Se de um lado os Clippers começaram o ano com seu principal jogador, Kawhi Leonard, voltando de lesão após longo tempo de inatividade e com minutagem reduzida, de outro lado os Suns sofreram com longas lesões de Chris Paul, Devin Booker e Deandre Ayton durante o ano.

Lesões é o que não faltaram entre esses dois timaços. Logo após adquirir Kevin Durant via troca, Phoenix já se viu perdendo o ala por 13 partidas, bem na reta final da regular. Los Angeles, por sua vez, acabou ficando sem Paul George nos jogos derradeiros da primeira fase, e ainda sofreu por longo período sem Norman Powell, que sempre aparece bem vindo do banco de reservas.

Os Suns “colecionaram decepções” nos últimos anos. Vice-campeões, como já citado, em 2020-21, o time fez a melhor campanha da temporada regular em 2021-22 e “nadava de braçadas” nos playoffs, chegando com certo favoritismo no Oeste, mas acabou perdendo por 4 a 3 nas semifinais de Conferência para o Dallas Mavericks. Monty Williams foi mantido no cargo e a equipe liderava o lado Oeste este ano quando Paul e Booker se lesionaram.

O elenco que já era bem forte e com a “espinha dorsal” sendo mantida desde o vice em 2020-21, recebeu a “cereja do bolo” Kevin Durant para estrelar ainda mais uma equipe que ganhou contornos de um dos favoritos ao título da NBA.

Os Clippers ainda buscam alcançar as finais da liga pela primeira vez em sua história, mas apesar de recentes boas campanhas, sempre “batem na trave”. É o quarto ano com Leonard e George no elenco, que renderam até aqui uma semifinal de conferência (2019-20, derrota para o Denver Nuggets) e uma final de conferência em 2020-21 (derrota para o Phoenix Suns) e uma eliminação precoce na temporada passada, ocasionada com duas derrotas no play in, em ano que o time não teve Kawhi durante todo o certame.

Dessa vez sem Paul George e contra um adversário poderoso como é o caso de Phoenix, o time de Los Angeles não terá vida fácil e chega para a série como azarão, contra uma equipe que tende a ter seus principais jogadores em quadra.

Na temporada regular o grande destaque de Phoenix foi Devin Booker, que teve médias de 27,8 pontos, com 4,5 rebotes, 5,5 assistências e um ótimo aproveitamento de 49,4% nos arremessos de quadra e 35,1% nas bolas de três. Ele foi o 11º com maior média de pontos de toda liga.

Kevin Durant apareceu um pouco atrás, se levarmos em conta só os números pelos Suns, com 26 pontos por jogo, 6,4 rebotes, 3,5 assistências, 1,3 toco e absurdos 57% de conversão de arremessos de quadra, com 53,7% das bolas de três. Entretanto, se analisarmos durante toda temporada, KD foi o oitavo maior pontuador da NBA com médias de 29,1 pontos por partida.

Por fim, completa a trinca dos Suns o armador Chris Paul, com 13,9 pontos, 8,9 assistências, 1,5 roubo e 44% de conversão nos arremessos de quadra. Ele foi o quinto em número de assistências da liga.

Pelos Clippers, destaque para Leonard, com 23,8 pontos, 6,5 rebotes, 3,9 assistências, 1,4 roubo bola, 51,2% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 41,6% de aproveitamento nas bolas de três pontos. O ala foi o 28º maior pontuador da temporada regular.

Confirmado fora dos primeiros jogos e com possibilidade de perder a série inteira, Paul George foi o segundo em números por LA, com 23,8 pontos, 6,1 rebotes, 5,1 assistências, 1,5 roubo de bola, 45,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 37,1% de aproveitamento nas bolas de três pontos.

Russell Westbrook, com 15,8 pontos, 4,9 rebotes, 7,6 assistências, 48,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 35,6 de aproveitamento nas bolas de três pontos e o bancário Norman Powell, 17,0 pontos, 2,9 rebotes, 47,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 39,7% de aproveitamento nas bolas de três pontos, devem ser os “fiéis escudeiros” de Kawhi na iminente ausência de George.

(Foto: Reprodução / NBA.com)

O CONFRONTO 

Na volta de Ja Morant, Westbrook brilha e Clippers batem GrizzliesSuns x Clippers tinha tudo para ser um dos confrontos mais equilibrados desta fase na NBA e até uma “injustiça” com dois grandes times se encarando logo de cara. No entanto, o desfalque de Paul George pode acabar sendo o fator determinante para a balança pender para o lado dos Suns, que aparecerem agora como grandes favoritos.

LA tende a concentrar seu jogo em Leonard, e isso pode facilitar a marcação por parte de Phoenix, que possui uma das duplas mais letais da liga com Kevin Durant e Devin Booker. Porém, se falarmos em números, o time do Arizona foi apenas o 14º ataque mais eficiente da temporada regular com média de 114,5 pontos por partida, ainda assim melhor que os Clippers, que ficaram na 17ª colocação com 113,6 pontos por partida.

O grande forte dos Suns foi a defesa, sétima que menos permitiu pontos aos adversários com média de 112,3 por partida, enquanto Los Angeles sofreu 114 por jogo. O grande ponto dos dois times foram as conversões de arremessos na cabeça do garrafão, com Phi aparecendo na liderança com 40,6% de aproveitamento, enquanto os Clippers ficaram em quarto lugar, com 39,9% de aproveitamento.

São duas equipes que jogam de maneira cadenciada, privilegiam arremessos de médias distância, mas têm bons chutadores da linha dos três. Entretanto, os times acabam se equiparando até mesmo no fator negativo de ambos estarem no Top 5 de piores equipes pontuando dentro da área pintada.

Com Leonard sendo a principal arma ofensiva dos Clippers, resta saber quem será o escolhido de Monty Williams para tentar parar o ala de Los Angeles, sobretudo em chutes de média distância ou até mesmo do perímetro. Mas tudo leva a crer que a princípio Josh Okogie deve ficar com a “indesejada” missão de ser responsável por segurar um dos grandes nomes de toda liga.

Tyronn Lue é quem vai quebrar a cabeça para bolar estratégias de diminuir o ímpeto da dupla Kevin Durant e Devin Booker. Sendo Leonard um excelente marcador, tudo leva a crer que ele será “o cara” para “colar” em Durant, ganhando vez ou outra a companhia do francês Nicolas Batum, que levou a vaga de titular no final da temporada regular.

Já para parar Booker, a tendência é que Eric Gordon seja o responsável para tentar tal feito, com Terance Mann vindo do banco e ganhando importantes minutos em quadro devido à sua vitalidade e maior poder de marcação, já que outros nomes como Russell Westbrook,e até mesmo Norman Powell, não são conhecidos como bons marcadores.

No garrafão o duelo entre Deandre Ayton e Ivica Zubac promete e na armação vai ser interessante ver a briga entre Chris Paul e Westbrook, dois jogadores que têm estilos totalmente diferentes, já que o primeiro é um cadenciador de jogadas e um armador nato, e o segundo busca a todo momento transições rápidas e infiltrações.

Phoenix surge como favorito ao confronto, sobretudo se seu quarteto conseguir se manter saudável durante toda a série e jogar juntos. Vale destacar que Durant esteve em quadra apenas oito vezes com a camisa dos Suns e a franquia venceu as oito partidas. Se analisarmos os números dos quatro grande jogadores do time de Arizona juntos, chegamos a espantosos 122,3 pontos anotados de média por jogo, contra apenas 100 sofridos. Ou seja, é um time que fica forte tanto no ataque quanto na defesa.

(Foto 2 : Divulgação Twitter / NBA)

RETROSPECTO

As franquias de enfrentaram quatro vezes na temporada regular, com duas vitórias para cada lado. O curioso é que nas quatro ocasiões os visitantes levaram a melhor para cima dos mandantes, inclusive no último jogo de ambos na temporada regular, no recente 9 de abril, com Los Angeles vencendo o time reserva dos Suns por 119 a 114 com show de Norman Powell (29 pontos) e Kawhi Leonard (25 pontos e 15 rebotes).

Los Angeles Clippers 95 @ 112 Phoenix Suns – 23/10/2022, Crypto.com Arena
Los Angeles Clippers 95 @ 111 Phoenix Suns – 16/12/2022, Crypto.com Arena
Phoenix Suns 107 @ 116 Los Angeles Clippers – 17/02/2023, Footprint Center
Phoenix Suns 114 @ 119 Los Angeles Clippers – 09/04/2023, Footprint Center

AGENDA DA SÉRIE

Jogo 1: Los Angeles Clippers @ Phoenix Suns, 16/4, 21h (horário de Brasília)

Jogo 2: Los Angeles Clippers @ Phoenix Suns, 18/4, 23h (horário de Brasília)

Jogo 3: Phoenix Suns @ Los Angeles Clippers, 20/4, 23h30 (horário de Brasília)

Jogo 4: Phoenix Suns @ Los Angeles Clippers, 22/4, 16h30 (horário de Brasília)

Jogo 5: Los Angeles Clippers @ Phoenix Suns, 25/4 horário a confirmar*

Jogo 6: Phoenix Suns @ Los Angeles Clippers,, 27/4 horário a confirmar*

Jogo 7: Los Angeles Clippers @ Phoenix Suns, 29/4 horário a confirmar*

*Se necessário

PALPITE: Phoenix Suns 4 x 2 Los Angeles Clippers

PHOENIX, ARIZONA - OCTOBER 25: Head coach Monty Williams (R) of the Phoenix Suns stands with Deandre Ayton #22 during the second half of the NBA game at Footprint Center on October 25, 2022 in Phoenix, Arizona. The Suns defeated the Warriors 134-105.Analiso que a lesão de Paul George deixou o time de Phoenix, que já é mais forte com ambas as equipes completas, com um favoritismo ainda maior. Os Clippers perdem muito sem um de seus astros em quadra, mas ainda assim podem fazer jogo duro para o rival de Arizona, principalmente por conta de Leonard.

Na temporada regular o fator casa acabou não sendo determinante no duelo entre as franquias, mas sabemos que nos playoffs a história é outra, principalmente se levarmos em conta que Kevin Durant não esteve em quadra em nenhum dos confrontos entre Phoenix Suns e Los Angeles Clippers e o ala é o grande jogador dos Suns agora, podendo fazer a diferença em um confronto com certo equilíbrio.

Sem George, os Clippers vão depender muito de Leonard, que tende a ser mais visado pela marcação. Por outro lado, sem seu ala armador, Los Angeles terá ainda mais dificuldade de parar Durant e Booker, fator que pode ser determinante para o sucesso dos Suns nos duelos.

Westbrook é inconstante há algum tempo, mas se tiver boas atuações, pode ajudar LA a surpreender em alguns jogos. Outro nome para ficarmos de olho é o de Norman Powell, que terminou a temporada regular “voando”, sendo um sexto homem bem importante para a rotação de Los Angeles.

Como já mencionado, se Phoenix conseguir manter seu quarteto saudável durante toda a série, deve passar sem maiores problemas. Vejo as partidas com certo equilíbrio, por se tratarem de bons elencos. LA ainda tem um diferencial que é o alto número de bons jogadores na rotação, fator que pode ajudar o time a se “manter vivo” dentro dos jogos, principalmente nos momentos que Kawhi estiver descansando.

No entanto, na maior parte das partidas, o Big 4 de Phoenix deve estar em quadra, fato que deve fazer a franquia de Arizona levar vantagem nesses momentos. Aposto em seis bons jogos em uma das séries, que deve ser das mais divertidas de se acompanhar na primeira rodada dos playoffs.

(Foto: Christian Petersen/Getty Images)

instagram