Seleção francesa avança à final olímpica pela segunda vez seguida e terá chance de conquistar o ouro em casa
A seleção francesa de basquete venceu a Alemanha por 73 a 69 nesta quinta-feira (8) pela semifinal das Olimpíadas de 2024. A equipe liderada por Victor Wembanyama disputará a medalha de ouro pela segunda edição consecutiva, desta vez jogando em casa.
Os franceses tiveram começo díficil com a Alemanha abrindo sete pontos de vantagem no primeiro período. Contudo, o panorama da partida mudou após os alemães anotarem apenas 25 pontos nos dois quartos seguintes, fator que contribuiu para um melhor momento francês na segunda metade da partida.
A seleção da casa conseguiu abrir dez pontos de vantagem, mas a Alemanha seguiu viva até os minutos finais. Os atuais campeões do mundo teriam uma chance de virar o jogo com 12 segundos no relógio e dois pontos de desvantagem, mas Franz Wagner sofreu um turnover que encaminhou a vitória francesa.
O ala-pivô Guerschon Yabusele foi o cestinha da França com 17 pontos, sete rebotes e 7/11 de aproveitamento em quadra antes de ser ejetado com cinco faltas. Mesmo com uma atuação abaixo ofensivamente, Victor Wembanyama teve forte impacto na vitória com 11 pontos, sete rebotes, quatro assistências e três tocos.
Isaia Cordinier também se destacou no confronto ao registrar 16 pontos e sete rebotes. Por fim, Nicolas Batum adicionou nove pontos e três assistências.
Dennis Schroder voltou a comandar a Alemanha com bons números, registrando 18 pontos e quatro assistências. Franz Wagner anotou dez pontos e oito rebotes, enquanto Daniel Theis ficou próximo de um duplo-duplo com oito pontos, 11 rebotes e seis assistências.
Apesar da derrota, o campeonato não chegou ao fim para os atuais mundiais, que irão disputar o bronze neste sábado (10). No mesmo dia, os franceses terão mais uma chance de conquistar a inédita medalha de ouro na decisão do basquete olímpico.
O adversário de cada seleção será definido pela segunda semifinal do campeonato, que será disputada entre Estados Unidos e Sérvia ainda nesta quinta-feira (8).
(Foto: Divulgação Site / FIBA)