Winnipeg Jets negocia com técnico Rick Bowness
Conversas estariam adiantadas, de acordo com fontes; head coach deixou o Dallas Stars em maio, após ser eliminado na primeira rodada dos playoffs
A dança das cadeiras segue movimentando o mercado de head coaches na NHL. Desta vez, é Rick Bowness, técnico que deixou o Dallas Stars em maio, após três anos com o clube texano. Darren Dreger, repórter da TSN, informou nesta sexta-feira (1) que o treinador deve acertar com o Winnipeg Jets. A equipe canadense estava sem um comandante efetivo desde dezembro, após Paul Maurice pedir demissão.
Os Jets terminaram a temporada 2021-22 em sexto lugar na Divisão Central. Com 39 vitórias, 32 derrotas e 11 derrotas após o tempo regulamentar. Após a saída de Maurice, Dave Lowry assumiu como interino. A equipe não se classificou para os playoffs.
Já Bowness teve um pouco mais de sucesso e conseguiu levar Dallas à pós-temporada, conquistando a primeira vaga de Wild Card da Conferência Oeste. No entanto, o time do Texas não teve vida longa nos playoffs e caiu logo na primeira rodada para o Calgary Flames. Seu contrato com os Stars venceria em junho e ele preferiu adiantar sua saída.
Ainda de acordo com Dreger, a primeira opção de Winnipeg era Barry Trotz, que acabou de deixar o New York Islanders. Campeão da Stanley Cup em 2018, Trotz rejeitou o convite, afirmando que não trabalharia como técnico nesta temporada. Os Jets, então, optaram por Bowness, pois querem alguém com experiência.
Com passagens por Boston Bruins, Ottawa Senators e New York Islanders, Bowness foi finalista da liga em 2020, com o Dallas Stars. Curiosamente, sua carreira de técnico na NHL começou em 1989, no Winnipeg Jets original — franquia que mudaria para Phoenix em 1996 e hoje é o Arizona Coyotes.
O trabalho de Bowness com os Jets durou apenas uma temporada, mas ele voltou à organização em 1999, já no Arizona, como assistente. Em 2003, chegou a ser head coach interino dos Coyotes.
Foto: NHL.com