Tony Granato dirigirá seleção de hóquei dos EUA na Olimpíada de 2018
Ex-técnico dos Avs terá Chris Chelios, Scott Young, Keith Allain e Ron Rolston como assistentes
Nesta sexta-feira (4), a USA Hockey anunciou Tony Granato como técnico da seleção masculina para os Jogos Olímpicos de Inverno em 2018, a serem realizados na cidade sul-coreana de PyeongChang, entre os dias 9 e 25 de fevereiro.
“Quando a USA Hockey pergunta se você quer fazer parte da equipe olímpica, da equipe nacional, você está lá. Isso mostra como são especiais esse eventos e torneios para aqueles que os jogam. Já vivi muito do jogo de hóquei e não há nada melhor do que entrar em uma Vila Olímpica, entrar em uma arena olímpica, participar da cerimônia de abertura e ter suas cores e representar seu país”, disse Granato.
Great choice by @usahockey. Congrats to @TonyGranato, Chris Chelios (Asst. Coach) and Jim Johannson (GM). #Badgershttps://t.co/UY9yhLI4fq pic.twitter.com/YfmQg8c5rY
— Wisconsin Hockey (@BadgerMHockey) August 4, 2017
Jim Johansson foi nomeado para o posto de general manager. Ben Smith será o diretor de pessoal e, foram escolhidos como assistentes de Granato: Chris Chelios (conselheiro executivo de Ken Holland, GM dos Red Wings), Scott Young (diretor de desenvolvimento de jogadores dos Penguins), Keith Allain (técnico da equipe de hóquei da Universidade de Yale, na NCAA) e Ron Rolston (técnico do Springfield Falcons, equipe da AHL).
Johansson, que atuou ao lado de Granato e Chelios na equipe da Universidade de Wisconsin, ressaltou a competitividade da equipe formada.
“Esses caras são grandes competidores. Tony é um dos melhores competidores com quem já joguei. A carreira de Chris Chelios fala por si só. Scott Young, muito discretamente, é um dos melhores que já colocou a camisa dos Estados Unidos. Sei que eles vão incutir isso nos jogadores que conseguimos. E também sei que eles terão o máximo respeito que os jogadores podem nos dar”, afirmou Johansson.
Para a próxima Olimpíada, jogadores da NHL não serão elegíveis, já que a liga não deve liberar seus atletas. A seleção deverá ser formada por atletas que atuam na Europa, na AHL e na NCAA e disputará a Deutschland Cup (de 10 a 12 de novembro), na Alemanha, como parte de sua preparação. Ryan Zapolski (goleiro do Jokerit, na KHL) e David Leggio (goleiro do EHC Red Bull Munchen, na Alemanha) são alguns nomes que podem figurar no elenco dos Estados Unidos.
Atualmente, Tony Granato caminha para sua segunda temporada como técnico da equipe da Universidade de Wisconsin e já comandou o Colorado Avalanche em duas oportunidades (2002-04 e 2008-09). Além disso, atuou como assistente nos Avs, nos Penguins e nos Red Wings. Como jogador, fez parte da seleção olímpica de 1988 (Calgary) e jogou 13 temporadas pelos Rangers, Kings e Sharks.
Foto: Divulgação/NHL