Terceiro goleiro dos Penguins, Domingue deve ser titular no jogo 2
Casey DeSmith se machucou no primeiro jogo da série e está em avaliação; titular da posição, Tristan Jarry, segue afastado por lesão
O goleiro Louis Domingue teve um papel importante na vitória do Pittsburgh Penguins sobre o New York Rangers, nesta terça-feira (3). O primeiro jogo da série estava na segunda prorrogação quando Casey DeSmith sentiu uma lesão e deixou o gelo. Domingue o substituiu e, em sua segunda partida de playoffs na carreira, fez 17 defesas. Pittsburgh ganhou por 4 a 3, já no terceiro tempo extra. Agora, Domingue vive a expectativa de ser titular no jogo 2 da série.
Tristan Jarry, titular da posição, não atua desde 14 de abril e segue tratando uma lesão. DeSmith deve ser reavaliado esta semana. Assim, Domingue deve começar uma partida de playoffs pela primeira vez em sete anos na NHL. “Acho que sim”, respondeu o goleiro à ESPN americana, quando indagado sobre a possibilidade.
“Ter opções no elenco para todas as posições é muito importante neste momento e estamos passando por isso agora”, disse Mike Sullivan, técnico dos Penguins. “Essa é a necessidade de um terceiro goleiro. Se você pode completar a posição com um cara que tem capacidade e experiência na NHL, acho que é um grande bônus. Acho que Louis se encaixa em todas essas alternativas.”
Aos 30 anos de idade, Domingue está em seu sexto time desde 2015, quando fez sua estreia na liga. Antes de chegar a Pittsburgh, o veterano passou por Arizona Coyotes, Tampa Bay Lightning, New Jersey Devils, Vancouver Canucks e Calgary Flames. Ao longo desses sete anos, o goleiro encarou os waivers em diversas ocasiões e era constantemente mandado para as equipes filiadas da American Hockey League.
Foi com o Lightning que ele fez sua única participação em playoffs, em 11 de maio de 2018, final da Conferência Leste contra o Washington Capitals. Ele atuou por cerca de 18 minutos na derrota por 4 a 2 e fez sete defesas. Não sofreu gols.
A ocasião contra o New York Rangers, no entanto, foi nova para Domingue. Há quatro anos, ele entrou no gelo com seu time perdendo, substituindo um goleiro que não vinha bem. Desta vez, DeSmith fazia um bom jogo, tinha 48 defesas e só saiu da partida devido a uma contusão. Domingue assumiu a posição com o placar empatado e a responsabilidade de segurar as pontas para garantir a vitória.
“Você sonha com isso a vida inteira, jogar uma prorrogação nos playoffs! Tá de brincadeira?”, comemorou Domingue. “Você acha que ficaria nervoso em uma situação como essas, mas eu me diverti.”
Do seu lado, Domingue tem a confiança de Sullivan. “Ele é um goleiro da NHL. Ele participou em muitas partidas nesse nível e mostrou habilidade suficiente para ter sucesso”, elogiou o treinador.
Para o banco, a comissão técnica de Pittsburgh chamou o goleiro Alex D’Orio, que estava atuando pelo Wilkes-Barre/Scranton Penguins, equipe filiada na AHL. Aos 23 anos de idade recém-completos, D’Orio ainda não jogou na NHL.
Penguins e Rangers se enfrentam no segundo jogo da série nesta quinta-feira (5), ainda em Nova York.
Foto: NHL.com