30/04/2019 - 06h30

St. Louis Blues derrota Dallas Stars e recupera liderança na série

Patrick Maroon marca gol da vitória no terceiro período e Blues recuperam dianteira no confronto

St. Louis Blues derrota Dallas Stars e recupera liderança na sérieNesta segunda-feira (29), Dallas Stars e St. Louis Blues se enfrentaram no American Airlines Center para o terceiro jogo da série entre as duas equipes, válida pela 2ª rodada dos playoffs da Conferência Oeste da NHL. Os Blues saíram do gelo com a vitória por 4 a 3, abrindo 2 a 1 no confronto. O goleiro Jordan Binnington fez 28 defesas em 31 disparos. Jaden Schwartz e Patrick Maroon foram os grandes destaques da partida.

Vale destacar que Binnington igualou recorde da NHL (pertencente a Frederik Andersen, atualmente no Toronto Maple Leafs) ao precisar de apenas 39 jogos para alcançar a 30ª vitória na liga e se tornou o primeiro goleiro novato a vencer seus quatro primeiros jogos fora de casa, desde Cam Ward em 2006. Outra curiosidade: times que venceram o jogo três em séries melhor-de-sete, após o confronto estar empatado, levaram a melhor em 67,4% das vezes (213 vitórias, 103 derrotas).

Falando do jogo, o primeiro período foi dominado pelos Stars, com 11 disparos contra dez de St. Louis. E foram os visitantes que saíram na frente. Os Blues precisaram de menos de 1:30 para abrir o placar no gol de Jaden Schwartz, após desvio no disparo de Colton Parayko (1 a 0). Os anfitriões passaram a buscar o empate e acabaram parando nas boas intervenções de Jordan Binnington. O jovem goleiro de St. Louis esteve ileso até os 17:12, no power play; Alexander Radulov apareceu para concluir passe de Jason Spezza e deixar tudo igual (1 a 1).

O segundo terço de partida teve domínio do time do estado de Missouri – 15 tiros contra dez de Dallas. Foram 20 minutos bem interessantes. Os Blues aproveitaram melhor a metade inicial do período e retomaram a dianteira no marcador aos 8:30, com Tyler Bozak pegando o rebote de Ben Bishop no disparo de Robert Thomas e empurrando o disco ao fundo do gol (2 a 1). Na metade final, tanto Bishop quanto Binnington enfrentaram sérios riscos. Os Stars tiveram duas chances claras de gol com Alexander Radulov e Andrew Cogliano, ambos no breakaway – Radulov parou no goleiro de St. Louis e Cogliano acabou desarmado.

Do lado dos visitantes, Tyler Bozak aproveitou vacilo do time de Dallas e também teve um breakaway a seu favor, mas não superou a retaguarda anfitriã.

Os Stars controlaram o terceiro capítulo do duelo, chegando dez vezes ao gol adversário, enquanto St. Louis chegou nove vezes. Os últimos dez minutos de jogo reservaram fortes emoções. Aos 13:06, Andrew Cogliano – shorthanded – igualou mais uma vez o marcador, recebendo passe de Mattias Janmark (2 a 2). Mas a situação durou por pouco mais de um minuto. Aos 14:24, Alex Pietrangelo foi servido por Jay Bouwmeester e acertou um disparo do “meio da rua”, encerrando um jejum de gols que durou 25 jogos (3 a 2).

A equipe de Dallas precisava correr atrás do prejuízo e não demorou muito para alcançar seu objetivo. Fazendo pressão na tentativa dos Blues de saírem da zona defensiva, os texanos roubaram o disco, avançaram com Miro Heiskanen e levaram a torcida ao delírio na conclusão de Tyler Seguin (3 a 3). Quando tudo dava a entender que a partida caminhava para a prorrogação, Patrick Maroon tratou de jogar um balde de água gelada em qualquer pretensão dos Stars. Maroon recebeu assistência de Bouwmeester e, em um lance um tanto confuso, mandou o disco às redes (4 a 3).

Dallas ainda teve mais uma chance antes do fim de jogo, graças ao delay of game cometido por Colton Parayko nos segundos finais. Entretanto, mesmo com dois jogadores de ataque a mais (os anfitriões já haviam sacado Ben Bishop do gelo antes do power play), não houve tempo para que o novo empate fosse alcançado, resultando no triunfo do St. Louis Blues.

A SÉRIE: DALLAS STARS 1×2 ST. LOUIS BLUES

Jogo 1 – Dallas Stars 2 @ 3 St. Louis Blues
Jogo 2 – Dallas Stars 4 @ 2 St. Louis Blues
Jogo 3 – St. Louis Blues 4 @ 3 Dallas Stars
Jogo 4 – St. Louis Blues @ Dallas Stars – 1/5 (quarta-feira) – 22:30h
Jogo 5 – Dallas Stars @ St. Louis Blues – 3/5 (sexta-feira) – 22:30h
Jogo 6 – St. Louis Blues @ Dallas Stars – 5/5 (domingo)*
Jogo 7 – Dallas Stars @ St. Louis Blues – 7/5 (terça-feira)*

*Se necessário

Foto: Reprodução Twitter/St. Louis Blues

Oddsshark