Scotty Bowman pode virar nome de troféu na NHL
Associação de treinadores da liga pedirá para o prêmio de melhor treinador da NHL ser rebatizado para Scotty Bowman
A organização que representa os treinadores da NHL (NHLCA) quer que o nome do troféu, dado anualmente, ao melhor treinador da liga seja trocado para homenagear a Scotty Bowman.
Atualmente, o treinador eleito como o melhor da NHL recebe o troféu Jack Adams, que foi criado pela liga em 1974, homenageando Adams, que foi general manager do Detroit Red Wings durante 35 anos, até hoje o mais longo GM na história da NHL. O primeiro técnico a receber o troféu Jack Adams foi Fred Shero, que na época, dirigia o Philadelphia Flyers.
De acordo com Renaud Lavoie, da TVA, a NHLCA deseja a troca do nome do troféu para Scotty Bowman. O nome Jack Adams iria para o troféu dado ao melhor GM da temporada, que hoje ainda não foi “batizado”. Bowman conquistou 9 vezes a Stanley Cup, com o Montreal Canadiens, Detroit Red Wings e Pittsburgh Penguins, além de comandar o Buffalo Sabres e St. Louis Blues.
Além das conquistas, os números de Bowman impressionam. Foram 1.244 vitórias na temporada regular, além de 223 nos playoffs. Comandou duas dinastias, em décadas diferentes que até hoje são lembradas. O Montreal Canadiens, vencedor de 4 Stanley Cups seguidas (1975-1979) e o Detroit Red Wings, onde venceu 3 vezes ( 1996, 1997 e 2002). Bowman chegou na final da Stanley Cup e perdeu apenas uma vez em toda a sua carreira, em 1995, quando comandando os Red Wings, foi derrotado pelo New Jersey Devils.