Rask não vê problemas em hiato de 10 dias até o início das finais da NHL
"Praticar durante os treinos e descansar nos tempos livre. É como qualquer trabalho para mim" - Tuukka Rask
O goleiro do Boston Bruins Tuukka Rask conversou com jornalistas nesta segunda-feira (20) enquanto se prepara física e psicologicamente para as finais da NHL. O finlandês disse que o hiato de 10 dias entre a última partida contra o Carolina Hurricanes e o primeiro jogo das finais a ser realizado no TD Garden, em Boston, não vai afetar o seu rendimento.
“Manter a concentração é apenas um desafio até o próximo jogo. Praticar nos treinos e descansar nos tempos livres. É isso que tem que ser feito. Vocês sabem que eu não me preocupo muito com como eu estou me sentindo antes dos jogos. Portanto, preciso entrar e dar o meu melhor quando o puck for atirado ao gelo. É assim que funciona”, disse o jogador.
Com 32 anos, Rask tem vivido um momento glorioso na pós-temporada com números fantásticos até então. A segurança que os companheiros têm nele é um instrumento poderoso na luta pela conquista da Stanley Cup. Essa é a terceira vez que os Bruins alcançam as finais em nove anos, e o goleiro vai chegar na série decisiva em alta, somando 7 vitórias consecutivas, sofrendo apenas 9 gols e com 2 shutouts, ou seja, ele não foi vazado em 2 dessas partidas.
Por isso, os jornalistas, preocupados com a quebra do bom momento do goleiro diante deste período longo sem partidas – por conta da varrida sobre os Hurricanes -, perguntaram ao treinador o que ele espera fazer para manter o nível do atleta. Bruce Cassidy respondeu da seguinte forma: “Pois é, eu não tenho uma resposta pra isso. Quero dizer que é claro que queremos vê-lo mantendo o mesmo nível. Mas, ele sabe o que está por vir. Ele é um grande profissional. Rask terá que lidar com isso no dia a dia e ficar 100% preparado para o próximo jogo”.
.@tuukkarask on the layoff ahead of the #StanleyCup Final: "It’s only as big of a challenge as you make it for yourself…just stay sharp on the ice, do the work you need to do, and play when the puck drops." pic.twitter.com/JpmbcBGYTV
— Boston Bruins (@NHLBruins) May 20, 2019
Durante a temporada regular, Rask também ficou afastado por um tempo parecido. Depois de sofrer uma concussão em jogo contra o New York Rangers, ele foi obrigado a ficar de fora por alguns dias. Desta vez, é diferente por conta da importância dos jogos, mas por ser experiente, Rask continuou pragmático durante a coletiva: “Quando se tem crianças pequenas (ele é pai de duas meninas), é fácil você não ficar pensando muito nos jogos. A rotina de dormir cedo, acordar cedo e levá-las para a escola, ajuda nisso. Fico feliz por ter este tempo disponível para aproveitar a família. Têm sido meses de muito trabalho, viajando sem parar. Eu estou curtindo o máximo meu tempo livre”.
Por fim, o jogador disse que confia nos planos de treinamentos para esta semana e acredita que o time estará pronto para enfrentar qualquer que seja o adversário do Oeste, seja o San Jose Sharks, ou o St. Louis Blues, que vence a série por 3 a 2.
(Foto: Divulgação Site/NHL)