Rangers e Red Wings abrem vantagem no Round 1 dos Playoffs da NHL com vitórias
New York confirmou o favoritismo, enquanto que Detroit sofreu para vencer
No Madison Square Garden, o New York Rangers recebeu o Pittsburgh Penguins no primeiro jogo da série que inicia os playoffs da National Hockey League, nesta quinta-feira (16). Com uma vitória por 2 a 1, os Rangers fizeram jus a fama de favoritos, com uma atuação ofensiva de muito mais impacto em relação aos Penguins, vencendo a batalha dos disparos a gol por 38 a 25. A equipe nova-iorquina também foi melhor na marcação e neutralização do adversário, bloqueando 22 disparos a gol contra apenas 11 de Pittsburgh.
Derick Brassard e Ryan McDonagh, no power-play, trataram de abrir e ampliar o placar para os Rangers, ainda no primeiro período do confronto. Blake Comeau chegou a diminuir pelos pinguins da Pensilvânia no segundo período, porém sem conseguir esboçar uma completa reação. O goleiro Henrik Lundqvist acabou saindo do gelo com a vitória e uma média de defesas de 96.0%.
Uma das grandes observações da partida são as atuações das super estrelas Sidney Crosby e Evgeni Malkin, que juntos, combinaram apenas para 3 disparos contra o gol de Lundqvist. Derek Stepan foi o jogador que mais vezes disparou por parte dos anfitriões, com 6 chutes. O goleiro Marc-Andre Fleury foi eleito a terceira estrela da partida com uma média de 2.04 gols sofridos, 36 defesas e uma média de 94.7%.
A segunda partida da série está programada para acontecer na próxima noite de sábado (18), às 21h, também em Nova York. A equipe visitante entrou desfalcada de três peças essenciais em sua defesa: os atletas Kris Letang, Christian Ehrhoff e Olli Maatta, todos eles barrados da partida pelo departamento médico da franquia.
Melhores momentos da partida:
Tampa Bay Lightning vs. Detroit Red Wings
A franquia do Tampa Bay Lightning recebeu na Amalie Arena a equipe do Detroit Red Wings no primeiro confronto da série em que muitos colocam o time da Flórida como o favorito a classificação para a próxima fase. Apesar da vitória pelo placar de 3 a 2, foram na verdade os Bolts que dominaram por completo o jogo, tanto na parte física quanto na ofensiva.
Vencendo a batalha dos disparos a gol por incríveis 46 a 14, além dos hits, por 38 a 25, a equipe do Lightning não conseguiu penetrar o gol defendido por Petr Mrazek, que acabou sendo um dos nomes do duelo ao anotar 44 defesas e uma média de 95.7%. Já Ben Bishop, goleiro da equipe anfitriã, encerrou a partida com apenas 11 defesas e uma péssima média de 78.6% de suas defesas.
Na linha, Pavel Datsyuk foi o cara do jogo ao conseguir anotar duas vezes, sempre dando a vantagem do confronto para os Red Wings. “Pasha” marcou o primeiro tento do confronto e depois o segundo gol de Detroit na partida, enquanto que Darren Helm conseguiu cravar duas assistências em ambos os gols anotados pelo talentoso camisa número 13. Dois tentos de shorthanded foram marcados, um de Brian Boyle e outro de Luke Glendening, que futuramente, seria considerado o gol da vitória.
A equipe do Tampa Bay Lightning ainda teve sete situações de power-plays na partida, das quais não soube aproveitar, e ainda conseguiu vencer 59% dos faceoffs disputados durante o jogo. A segunda partida da série também ocorrerá no próximo sábado, às 16h, novamente na Flórida.
Melhores momentos da partida: