Projeto de nova arena dos Islanders em Belmont Park é escolhido
Próximo ao Nassau Veterans Memorial Coliseum, projeto inclui uma nova arena e outras instalações
Nesta terça-feira (19), o New York Islanders recebeu a informação de que o projeto da franquia para a construção de uma nova arena no complexo de Belmont Park foi selecionado pelo estado de Nova York, segundo Jim Baumbach (jornal Newsday). É esperada uma entrevista coletiva para esta quarta-feira (20), com a presença do governador do estado Andrew M. Cuomo, onde deverá ser feita a confirmação da decisão.
Inaugurada em 1905 e localizada na cidade de Elmont (próxima à cidade de Nova York), Belmont Park é uma conhecida pista de corrida de cavalos e recebe anualmente o evento Belmont Stakes, uma das provas mais importantes da modalidade.
O projeto dos Islanders e de seus dois parceiros – a Sterling Project Development (empresa da família Wilpon, dona do New York Mets) e Oak View Group – envolve a construção de uma arena com capacidade para 18 mil assentos e receber 200 eventos por ano, mais de 40 mil metros quadrados de espaço disponível para lojas, um hotel com 200-250 quartos e um “centro de inovação”.
Here is what the Islanders, Sterling and Oak View Group envision for Belmont. pic.twitter.com/xY7l1gts3g
— Jim Baumbach (@jimbaumbach) December 11, 2017
Para ter o direito de construir uma nova arena na região de Long Island, o New York Islanders levou a melhor contra o projeto do New York City FC, equipe da Major League Soccer (MLS) – um estádio a céu aberto com 26 mil lugares, mais de 37 mil metros quadrados de espaço para lojas, um parque comunitário de dois hectares de extensão e pouco mais de 8 mil metros quadrados em instalações de futebol.
As duas franquias vêm enfrentando problemas com suas atuais arenas – os Islanders utilizam o Barclays Center (também casa do Brooklyn Nets na NBA) e o NYCFC joga no Yankee Stadium (que também abriga o New York Yankees na MLB).
A situação dos Islanders, no entanto, parece ser mais terrível do que a do time de futebol. Desde o momento em que a franquia deixou o Nassau Veterans Memorial Coliseum – onde recebeu seus jogos por 43 anos – e se mudou para o Brooklyn, sobraram dificuldades e críticas às péssimas condições do gelo e à estrutura ruim para receber os fãs do hóquei.
Além disso, a administração do Barclays Center (que selou um acordo de 25 anos com o New York Islanders) já havia afirmado no início de 2017 que não tem mais interesse em manter o time de hóquei na arena, iniciando um processo de renegociação, com o dia 1º de janeiro de 2018 como data limite; na falta de um entendimento entre as partes, o Barclays Center terá o direito de escolher se mantém o acordo ou não. No caso do acordo ser desfeito, os Islanders teriam até o início da temporada 2018-19 para encontrar uma nova casa.
Foto: Divulgação/NHL