24/12/2019 - 04h02

No último jogo antes do Natal, Maple Leafs derrotam Hurricanes

Mitchell Marner faz cinco pontos, Maple Leafs vencem jogo de 14 gols e conquistam quinto triunfo seguido

No último jogo antes do Natal, Maple Leafs derrotam HurricanesNesta segunda-feira (23), último dia com jogos antes do Natal, tivemos um dos melhores confrontos da temporada. O Toronto Maple Leafs (20-14-4) recebeu o Carolina Hurricanes (22-13-2) na Scotiabank Arena. O goleiro Frederik Andersen fez 35 defesas e Mitchell Marner igualou seu recorde pessoal de cinco pontos em um jogo na NHL, liderando a vitória dos canadenses por 8 a 6, o quinto triunfo seguido dos Maple Leafs (melhor sequência da temporada).

O primeiro jogo de cinco pontos de Marner foi em 10 de fevereiro de 2018, com dois gols e três assistências na vitória contra o Ottawa Senators por 6 a 3.

O Toronto Maple Leafs está na segunda posição na Divisão do Atlântico, com 44 pontos e três de vantagem para o Florida Panthers. Os Hurricanes, por sua vez, perderam pela segunda vez seguida.

No ataque, o movimentado primeiro período foi controlado pelos Canes, que tiveram 16 disparos favoráveis contra 12 de Toronto. Entretanto, os Maple Leafs saíram na frente. Dominando a metade inicial do período, o time canadense abriu razoável vantagem com os gols de Jason Spezza (1 a 0, :30), William Nylander (2 a 0, 3:40) e John Tavares (3 a 0, 5:10), castigando o goleiro James Reimer – que viria a ser substituído por Petr Mrazek (27 defesas). O time visitante reagiu na segunda metade do terço inicial de partida. Em rápida investida, Brock McGinn recebe passe de Brett Pesce e anota o gol shorthanded (3 a 1, 13:49).

Restando poucos segundos antes do intervalo, Martin Necas – no power play – desviou o disparo de Lucas Wallmark, surpreendendo Frederik Andersen (3 a 2, 19:35).

Os Hurricanes também criaram mais oportunidades ofensivas no segundo período (14 a 8). Andersen foi bastante exigido, operando ótimas defesas a fim de segurar a vantagem mínima do time de Toronto. Porém, por conta de três erros graves dos anfitriões, o goleiro nada pôde fazer para evitar a virada do time da Carolina do Norte. Em menos de um minuto, Necas (3 a 3, 15:09), Erik Haula (4 a 3, 15:29) e Andrei Svechnikov (5 a 3, 16:13) silenciaram a torcida local.

A equipe de Toronto – mudando a tônica do confronto – acumulou 19 disparos no último período, enquanto os Canes tiveram dez. Precisando descontar a diferença no placar, os canadenses se viram obrigados a pressionar o time adversário. E o esforço valeu a pena. Aos 2:35, Auston Matthews foi servido por Zach Hyman e garantiu seu 24º gol da temporada (5 a 4). A resposta de Carolina não tardaria a vir. Erik Haula, após assistências de Martin Necas e Ryan Dzingel, voltou a deixar os visitantes com dois gols de vantagem (6 a 4).

Com menos de dez minutos restando até o fim do jogo, teve início a reação dos Maple Leafs. Aos 11:01, Matthews executa jogada sensacional entre os defensores, dando passe para o gol de Mitchell Marner (6 a 5). O empate chegou 53 segundos depois. Controlando o disco na zona ofensiva e trabalhando a paciência, Marner acha o espaço necessário e dá precisa assistência a Tyson Barrie, autor do sexto gol canadense (6 a 6). A insanidade ainda não tinha acabado. No faceoff seguinte ao gol de Barrie, Mitchell Marner surpreende os Hurricanes, avança rapidamente pela zona ofensiva e manda o disco por entre as pernas de Mrazek, levando a torcida de Toronto ao êxtase (7 a 6).

Restando menos de dois minutos, Pierre Engvall se aproveita do gol vazio dos Canes para garantir o oitavo gol dos Maple Leafs e confirmar a grande vitória (8 a 6).

A NHL terá uma pausa de três dias, por conta das festividades do Natal. Na próxima sexta-feira (27), o Toronto Maple Leafs enfrenta o New Jersey Devils, enquanto o Carolina Hurricanes tem confronto contra o New York Rangers.

Confira os resultados desta segunda-feira (23) na NHL:

Carolina Hurricanes 6 @ 8 Toronto Maple Leafs
Calgary Flames 0 @ 3 Minnesota Wild
Washington Capitals 3 @ 7 Boston Bruins
Florida Panthers 1 @ 6 Tampa Bay Lightning
Columbus Blue Jackets 3 @ 2 New York Islanders
New York Rangers 1 @ 5 Philadelphia Flyers
Buffalo Sabres 1 @ 3 Ottawa Senators
Arizona Coyotes 2 @ 3 Nashville Predators
Montreal Canadiens 6 @ 2 Winnipeg Jets
New Jersey Devils 7 @ 1 Chicago Blackhawks
Edmonton Oilers 2 @ 4 Vancouver Canucks
Colorado Avalanche 7 @ 3 Vegas Golden Knights
St. Louis Blues 4 @ 1 Los Angeles Kings

Foto: Reprodução Twitter/Toronto Maple Leafs

Oddsshark