NHL deve usar patrocínios em uniformes da Copa do Mundo de Hockey
Liga pode receber cerca de US$ 100 milhões com as propagandas das empresas
Os patrocinadores da National Hockey League (NHL) declararam nessa semana que a liga deverá testar uniformes com marcas e nomes de empresas para a Copa do Mundo de Hockey, que será realizada em 2016. As grandes ligas americanas têm uma preocupação geral com essas propagandas diretas em suas jerseys já há algum tempo, não sabendo como os seus fãs devem reagir.
Em setembro do ano passado, alguns oficiais da NHL passaram um comunicado aos presidentes dos clubes, onde preferiam não ser a primeira liga norte-americana a utilizar essas propagandas, mesmo recebendo aproximadamente US$ 120 milhões como retorno. Porém, agora a conversa é outra, principalmente com a volta da Copa do Mundo e os patrocinadores esperam que a liga e sua associação de jogadores aceitem tal proposta, o que lhes arrecadaria US$ 100 milhões.
A liga já informou que deverá contar com 8 categorias diferentes de patrocinadores para o evento, vendendo cada uma delas por US$ 1 milhão e quinhentos mil, além de que para uma empresa estampar sua marca nos uniformes, deverá pagar cerca de US$ 2 milhões para cada time de seu interesse.
“O nosso acordo com a IIHF e as federações nacionais nos provém todos os direitos comerciais da Copa do Mundo, além dos uniformes, para que assim tenhamos a possibilidade de incluir alguns patrocinadores; que ainda temos que decidir quais serão”, disse John Collins, chefe de operações da NHL, em entrevista a TSN.
A adição dessas propagandas na maior liga profissional de hockey do mundo aconteceu na década de 70, com as marcas “invadindo” as bordas do rinque. A primeira franquia a utilizar essa espécie de merchandising foi o Minnesota North Stars, que cobrou US$ 3 mil dólares por anúncio.