NHL aprova mudanças nas regras na loteria do Draft
Em reunião com os donos das franquias, liga acerta três alterações para o Draft
De acordo com Pierre LeBrun, da TSN, a NHL fez uma reunião com os donos das franquias e confirmou três mudanças na loteria do Draft. Duas entram em vigor apenas em 2022, enquanto uma já terá impacto na seleção deste ano.
A primeira a entrar em vigor será o limite de dois sorteios para decidir toda a ordem do Draft, com as equipes que não se classificaram aos playoffs. Na prática, impede que o pior time da temporada escolha depois da terceira posição, o que aconteceu em 2020, quando o lanterna Detroit Red Wings acabou ficando com a quarta escolha.
As demais mudanças entram em vigor em 2022, já com a presença do Seattle Kraken. Uma delas é a limitação para que um time suba de posição no Draft, que com a nova regra, fica em dez posições. Portanto, a primeira escolha no Draft fica limitada aos 10 piores times da temporada.
A última mudança diz que nenhuma equipe poderá selecionar na primeira posição por mais de duas vezes num período de cinco anos. Como já dito, essa regra entrará em vigor apenas em 2022, portanto as posições no Draft antes do ano que vem não servirão para essa conta.
O sorteio de 2020 pode ter servido como inspiração para essas alterações. Além da queda dos Red Wings no Draft, o New York Rangers, que terminou com a 14ª pior campanha, acabou levando a primeira escolha, selecionando Alexis Lafreniere.
A terceira mudança nos faz lembrar da sequência do Edmonton Oilers, que selecionou primeiro nos Drafts de 2010, 2011 e 2012 e também em 2015, quando escolheu o atual líder em pontos da NHL, Connor McDavid. Nos quatro anos que foi o primeiro do Draft, em apenas duas temporadas os Oilers tinham terminado com a pior campanha no ano anterior.
(Créditos na foto: Site oficial da NHL)