Mark Letestu anuncia aposentadoria da NHL aos 35 anos
Center foi limitado por uma miocardite na temporada passada e anuncia que vai pendurar os patins precocemente
O Winnipeg Jets vai começar a temporada com um desfalque em seu elenco. O central Mark Letestu anunciou sua aposentadoria da NHL após batalhar contra um problema de miocardite. Aos 35 anos, o jogador estava no fim de um contrato de um ano com os Jets.
A miocardite é uma inflamação no músculo do coração, que geralmente é consequência de uma infecção viral, e reduz a capacidade do coração de bombear sangue e bater normalmente. Letestu foi diagnosticado com esse problema em outubro de 2019, tendo sua temporada limitada a apenas sete partidas, tendo que ficar parado por cerca de seis meses para a recuperação.
O processo de recuperação, segundo o próprio Letestu, foi muito boa e, em março deste ano, o jogador deu uma declaração dizendo que “não estava pronto para se aposentar”. Após o fim de seu contrato com os Jets, o jogador não foi procurado por nenhuma equipe, e as complicações por conta da pandemia da COVID-19 o impediram de se manter em forma.
Recentemente, outro jogador anunciou que tem um problema no coração e, a exemplo de Letestu, pode interromper sua carreira por isso. O goleiro Henrik Lundqvist, do Washington Capitals, não vai participar da próxima temporada por conta disso, e vai ter que passar por cirurgia para recuperar desta condição.
Na Liga desde 2007, Letestu também passou por Pittsburgh Penguins, Columbus Blue Jackets e Edmonton Oilers. Em 255 jogos na carreira, soma 44 gols e 58 assistências, com um plusminus de -5.
(Foto: Site NHL)