Lenda dos Islanders, treinador Al Arbour morre aos 82 anos
Head coach liderou a franquia de Long Island na incrível série de quatro conquistas consecutivas da Stanley Cup
O mundo do hóquei ficou mais triste na última sexta-feira com a morte do legendário head coach Al Arbour, aos 82 anos. O treinador teve como maior feito de sua carreira liderar o New York Islanders na incrível série de quatro conquistas consecutivas da Stanley Cup, entre 1980 e 1983.
Arbour foi nomeado head coach dos Islanders no início da temporada 1973-1974, e manteve-se no banco por 19 anos. Nesse tempo, ele levou o clube a 15 aparições nos playoffs. Ele se mudou para o front office em 1985, mas retornou mais tarde para o banco, e levou o clube para as finais de conferência em 1993. Ele passou mais uma temporada à frente da equipe antes de se aposentar.
Em nota oficial, o presidente e general manager dos Islanders, Garth Snow, lamentou o falecimento de Al Arbour. “Al será sempre lembrado como um dos maiores treinadores, se não o maior, da história da National Hockey League. A franquia do New York Islanders tem quatro Copas Stanley ao seu nome, em grande parte graças aos seus esforços incríveis. De seus métodos de treino inovadores, a sua humilde forma de vida longe do jogo, Al é uma das razões que o New York Islanders são uma franquia histórica. Em nome de toda a organização, enviamos nossas mais profundas condolências a toda a família Arbour“.
O comissário da NHL, Gary Bettman também fez sua homenagem. “A Liga Nacional de Hóquei lamenta profundamente o falecimento de Al Arbour, treinador reverenciado da dinastia New York Islanders. A quatro vezes campeão da Copa Stanley como jogador e um motivador brilhante e estrategista como treinador, Al Arbour dirigiu uma rápida transformação dos Islanders de equipe de expansão da NHL orientando-os para quatro retas campeonatos Stanley Cup, cinco participações consecutivas na Stanley final da Copa e uma espantosa série de 19 vitórias consecutiva nos playoffs Com ele, sofre a perda de uma profunda influência sobre coaching e sobre o jogo em si, a NHL envia as suas sinceras condolências à família e aos amigos de Al, a seus antigos colegas de equipa e para todos os jogadores que ele orientou“.
Al Arbour começou sua carreira de treinador no St. Louis Blues, onde dirigiu 107 jogos, conquistando 42 vitórias. Foi eleito para o Hall da Fama NHL em 1996, e senta-se apenas a atrás de Scotty Bowman em termos de jogos (1607) e vitórias. (782). Arbour também jogou por 14 anos como um defensor, marcando 12 gols, adicionando 58 assistências, e vencendo quatro Copas.