Jonathan Drouin jogará como central no training camp dos Canadiens
Sem jogar regularmente na posição desde 2014, ex-Lightning ocupará posto de Alex Galchenyuk
O training camp do Montreal Canadiens começa na sexta-feira (15) e parece que a equipe da província de Quebec já definiu quem ocupará a posição de central para o início da preparação rumo à próxima temporada da NHL. De acordo com o técnico Claude Julien, o ex-Lightning Jonathan Drouin – adquirido em 15 de junho, em troca envolvendo o defensor Mikhail Sergachev – tem o necessário para exercer tal função.
Apesar de ter jogado como ala-esquerdo na equipe de Tampa Bay, a posição de central não é totalmente estranha para o jovem canadense de 22 anos: entre 2011 e 2014, Drouin atuou nessa posição pelo Halifax Mooseheads, equipe da Quebec Major Junior Hockey League (QMJHL).
“Ele já jogou lá antes, não importa quando foi. Não foi há tanto tempo assim”, afirmou Julien em entrevista ao canal canadense TSN, nesta segunda-feira (11). “Ele tem os atributos para ser um bom central. Ele gosta do espaço, ele gosta de usar todo o gelo e isso dá a ele a oportunidade de se expressar ofensivamente, como gostaríamos de vê-lo fazendo”.
O general manager dos Canadiens, Marc Bergevin, tem opinião semelhante; apesar de negar que Drouin tenha sido adquirido para atuar como central, ele confirmou no torneio anual de golfe da equipe de Montreal também nesta segunda-feira, que o norte-americano Alex Galchenyuk será deslocado para a ala.
Segundo o jornalista Arpon Basu, do site The Athletic, “Bergevin disse que possivelmente Galchenyuk vai se transformar em um central, mas está claro que ele não pode lidar com o lado defensivo da posição nesse momento”.
Bergevin said possibly Galchenyuk will develop into a centre, but it's clear to him he can't handle defensive side of the position right now
— Аrpon Basu (@ArponBasu) September 11, 2017
Com 44 pontos (17 gols e 27 assistências) em 61 partidas na temporada 2016-17, “Yucks” sofreu com lesões e jogou como ala-esquerdo na reta final da temporada regular e na série contra o New York Rangers, na primeira rodada dos playoffs da Conferência Leste.
No training camp, Claude Julien terá a chance de testar várias combinações para organizar o elenco dos Canadiens, tendo em vista o jogo contra o Boston Bruins – primeiro compromisso da franquia na pré-temporada – marcado para o dia 18 de setembro.
Foto: Divulgação/NHL