Jogador da NHL critica publicidade em futuros uniformes da Adidas
Atleta dos Jets usou Twitter para atacar inserção de propagandas em novos materiais esportivos; fãs falam em boicote
O atacante Blake Wheeler, do Winnipeg Jets, se opôs fortemente a decisão da NHL em permitir publicidade nos uniformes de jogo. O ala direita, de 28 anos, utilizou sua conta no Twitter logo após o anúncio da liga em fechar com a fornecedora de materiais esportivos Adidas, na última segunda-feira (17).
Saiba mais: NHL fecha contrato de patrocínio com Adidas a partir 2017/2018
A vitória da marca alemã sobre correntes como a Nike, que é norte-americana, trouxe à tona a discussão de inclusão de patrocinadores, previstos para serem inseridos nos uniformes na temporada 2017-2018.
A marca é famosa na produção de roupas para clubes de futebol em todo o mundo. O fato de ser europeia e de ter fechado um acordo de US$ 35 milhões com a liga mais tradicional dos Estados Unidos/Canadá, está sendo vista com certa desconfiança na terra do Tio Sam, já que alguns atletas e torcedores são extremamente saudosos pelo design tradicional dos uniformes da NHL.
Se a mudança da arte das roupas se traduz em problema, imagina então inserir patrocínios similares aos vistos nas ligas europeias de futebol e hóquei. “O uniforme da NHL é sagrado e é uma honra vesti-lo. Colocar patrocinadores corporativos na frente vai manchar tudo isso. Não façam”, desbafou Wheeler na rede social.
Até o momento a NHL não fez comentários sobre os patrocínios que, por ventura, possam estampar os novos uniformes da Adidas.A liga, por meio do diretor de operações John Collins, apenas lembrou que independente de quem fosse o vencedor do certame, a empresa estaria ciente dessa possibilidade de inserção nos uniformes e equipamentos.
Sem um calendário definido para isso, os fãs começam a se mobilizar e especular sobre o assunto. Em uma dos vários fóruns sobre o assunto, os torcedores ameaçaram boicotar os produtos da Adidas.
NFL e NBA seguem caminhos parecidos
Hoje em dia, nenhuma das quatro principais ligas norte-americanas permitem patrocínio em suas camisas. Os times da NFL, por exemplo, apenas podem explorar isso nos uniformes de treino. Fora a NFL, a NBA é outra liga que também debate a utilização ou não de anúncios em suas camisas durante a temporada regular.
No fundo, este parece ser um caminho inevitável para qualquer desporto americano. De acordo com o comissionário da NBA, Adam Prata, o tempo estimado para a inclusão dessa forma de publicidade é de aproximadamente cinco anos.