Jim Rutherford renuncia ao cargo de gerente geral do Pittsburgh Penguins
Campeão das Stanley Cups de 2016 e 2017, veterano GM alegou razões pessoais e é substituído interinamente por Patrik Allvin
O Pittsburgh Penguins anunciou nesta quarta-feira (27) que Jim Rutherford, gerente geral do time desde 2014, renunciou ao cargo por motivos pessoais. Ex-goleiro dos Pens, Rutherford ajudou a montar o time que conquistou as Stanley Cups de 2016 e 2017 e tinha contrato com a franquia até 2021. O general manager assistente Patrik Allvin ocupará interinamente a função.
Considerado um negociador agressivo, Rutherford assumiu a missão de construir um time vencedor em torno dos veteranos Sidney Crosby e Evgeni Malkin, adquirindo nomes como Patric Hornqvist e Phil Kessel, fundamentais na conquista do bicampeonato. Rutherford também mantinha uma alta rotatividade no elenco, característica acentuada nas trocas dos mesmos Hornqvist para o Florida Panthers e Kessel para o Arizona Coyotes.
Jim Rutherford has resigned as general manager of the Pittsburgh Penguins, citing personal reasons.
Patrik Allvin, the team's assistant general manager, has been promoted to interim GM, and the search for a new GM will begin immediately.
Details: https://t.co/VMYNzYkXcX pic.twitter.com/d846dWrpIC
— Pittsburgh Penguins (@penguins) January 27, 2021
“Foi uma honra servir como gerente geral dos Penguins e colocar mais dois banners da Stanley Cup no teto da PPG Paints Arena. Tenho tanta gente para agradecer, dos donos Rob Burkle e Mario Lemieux ao presidente David Morehouse”, disse Rutherford em seu pronunciamento, agradecendo ainda a Sidney Crosby e aos demais jogadores e aos torcedores. “Sei que é uma situação incomum no meio da temporada, mas senti que era a hora certa de me afastar”, concluiu.
“Quero deixar claro que não há nenhum problema com a saúde de Jim Rutherford. Ele está perfeitamente bem.”, disse Morehouse, comentando a saída do GM. O presidente e CEO da franquia também negou que seja o início de uma “reconstrução” dos Penguins, afirmando que o time está “focado em vencer.”
Enquanto Pittsburgh procura alguém para assumir definitivamente o cargo, Allvin, que havia sido promovido a assistente de GM recentemente, será orientado por Lemieux, dono e ex-jogador de Penguins.
Além das duas Stanley Cups em Pittsburgh, Rutherford foi o gerente geral do Carolina Hurricanes campeão de 2006. Na ocasião, ele também se notabilizou por negociações importantes para a conquista, como a chegada de Dough Weight. Rutherford deixa os Penguins com um recorde positivo de 276-154-56.
Texto de Thiago Leal
(Crédito na foto: Reprodução/Site Oficial do Pittsburgh Penguins)