Jaromir Jagr se aproxima de Mark Messier entre os maiores pontuadores da NHL
Com mais quatro pontos, ala-direito do Florida Panthers só ficará abaixo de Wayne Gretzky
Dono de uma longevidade e uma dedicação ao jogo impressionantes, Jaromir Jagr precisa de mais três pontos para empatar e quatro para superar Mark Messier no segundo lugar da lista de maiores pontuadores da NHL em todos os tempos.
Atualmente no Florida Panthers, Jagr tem 1.884 pontos em 1.661 jogos na liga, incluindo 16 em 32 jogos nesta temporada. Messier, aposentado em 2004 e indicado ao Hall da Fama do Hóquei em 2007, marcou 1.887 pontos em 1.756 jogos.
E Messier encher a bola de Jagr, mostrando não está preocupad em perder o lugar no top 2 da liga. “Não há dúvidas de que eu gostaria de estar lá pessoalmente se possível”, afirmou o ex-jogador. “Eu não sei se será possível ou não, mas certamente estenderei a mão para cumprimentar Jaromir quando ele alcançar o segundo lugar”.
Dificilmente Jagr ou outro jogador conseguirão alcançar o número 1 da lista, que pertence ao lendário Wayne Gretzky, que marcou 2.857 pontos em 1.487 jogos na NHL (jogando pelos Oilers, Kings, Blues e Rangers).
Existe a possibilidade de Jaromir Jagr alcançar a pontuação necessária antes da pausa para as festividades de fim de ano, pois os Panthers jogarão contra o Colorado Avalanche, fora de casa, e depois voltam aos seus domínios para enfrentar Buffalo Sabres, Boston Bruins e Detroit Red Wings.
Messier afirmou também que, quando chegou à segunda posição da lista dos maiores pontuadores, superando Gordie Howe (em 4 de novembro de 2003), “não se considerava realmente parte de um grupo de elite junto com Lemieux e Gretzky”. E para ele (Messier), ser superado por Jagr é algo compreensível, já que era apenas questão de tempo para acontecer.
Aos 44 anos de idade, Jagr já deixou claro que quer permanecer na ativa até os 50 anos. Com seu nível de condicionamento físico e uma carreira com poucas contusões mais graves, dificilmente algo ou alguém irá pará-lo.
Foto: Divulgação NHL