Edmonton Oilers vence Colorado Avalanche e garante vaga aos playoffs
Evander Kane crava hat trick e Oilers derrotam Avalanche por 6 a 3, assegurando uma vaga na pós-temporada
Nesta sexta-feira (22), o Edmonton Oilers recebeu o Colorado Avalanche e conquistou uma grande vitória pelo placar de 6 a 3, para a festa dos fãs no Rogers Place. Os dois pontos deram matematicamente a vaga aos playoffs e o time abriu vantagem de quatro pontos sobre o Los Angeles Kings na disputa pela segunda posição na Divisão do Pacífico, que garante a vantagem de ter mais jogos em casa na primeira rodada da pós-temporada. Destaque para Evander Kane, que marcou seu quarto hat trick na NHL, o primeiro com a camisa dos Oilers.
“Foi uma grande vitória coletiva, muito bom garantir a classificação em casa. Acho que não começamos bem o jogo, não fizemos o que discutimos no vestiário, mas fomos bem no segundo período e conseguimos vencer a partida.”, disse Kane, que chegou a Edmonton no fim de janeiro após ser dispensado pelo San Jose Sharks. Além de Kane, que também assinalou uma assistência, destaque para Connor McDavid com três assistências e Mike Smith, que fechou o jogo com 34 defesas.
Pelo lado dos Avs, Valeri Nichushkin marcou duas vezes, chegando a 24 na temporada, sua melhor marca na liga. A derrota foi a terceira seguida do time, que já assegurou a melhor campanha do Oeste e está dois pontos atrás do Florida Panthers, na disputa pela maior pontuação de toda a temporada regular da NHL. “Temos que estar preocupados, demos um tiro no nosso pé hoje. Acredito que pelo menos três gols sofridos eram evitáveis. Não importa quem está no gelo, todos no nosso elenco têm qualidade para estar na liga, podemos tomar boas decisões. Não me interessa as lesões, temos que melhorar.”, completou Nathan MacKinnon. O time de Colorado segue sem Gabriel Landeskog e Mikko Rantanen, e ambos não tem previsão de retorno.
O primeiro período foi de domínio do Avalanche, que com muita velocidade, chegava com facilidade ao gol de Smith. Até que aos oito minutos, Bowen Byram ligou o contra-ataque e achou Nichushkin que de primeira, fez 1 a 0 Avs. Os Oilers conseguiram equilibrar um pouco a partida mas no segundo período, voltaram com força total e viraram o jogo em quatro minutos. Aos dois, Kane fez uma bela jogada individual e marcou o seu primeiro na partida e dois minutos depois, Evan Bouchard aproveitou rebote de seu próprio chute, bateu Darcy Kuemper e fez 2 a 1 para o time da casa.
Mas não deu nem tempo dos torcedores no Rogers Place comemorarem. 15 segundos depois, Nichushkin disparou de média distância, empatando novamente a partida. Então apareceu a estrela do veterano Duncan Keith, que com um lindo passe, deixou Kane na cara do gol para recolocar os Oilers na frente do placar. E o hat trick veio ainda no segundo período. Faltando cinco minutos para o fim, McDavid achou Kane, que passou pelo defensor Josh Manson e bateu Kuemper, abrindo 4 a 2 para Edmonton.
No terceiro período, o time da casa soube controlar muito bem a posse do puck, não dando muitas chances para o ataque dos Avs. Aos dez, Kailer Yamamoto de backhand, ampliou o placar para 5 a 2. Foi a terceira assistência de McDavid, que lidera a NHL em pontos com 116 (43 gols e 73 assistências). Já no fim, no empty net, MacKinnon chegou a diminuir a vantagem mas Kris Russell ainda teve tempo de marcar o seu e deu números finais ao jogo, selando a vitória para os Oilers por 6 a 3.
Faltando menos de uma semana para o fim da temporada regular, Oilers e Avalanche voltam ao gelo no domingo (24). McDavid e companhia viajam até Columbus, para encarar os Blue Jackets, enquanto os Avs seguem no Canadá e enfrentam o Winnipeg Jets.
Confira os melhores momentos e os nove gols da vitória dos Oilers sobre o Avalanche:
Veja os demais resultados desta sexta-feira pela temporada 21-22 da NHL:
Washington Capitals 2 @ 0 Arizona Coyotes
Seattle Kraken 3 @ 6 Minnesota Wild
Ottawa Senators 2 @ 1 Columbus Blue Jackets (SO)
(Créditos na foto: Site oficial da NHL)