Detroit Red Wings denuncia uso de logo em protestos de grupos nazistas nos EUA
Escudo dos Red Wings é utilizado em protestos racistas em Charlottesville e clube emite nota de repúdio
Protestos incomuns mudaram a rotina de Charlottesville, uma cidade pequena do estado da Virginia, nos Estados Unidos. Grupos que se dizem de extrema-direita, nazistas, e que apoiam movimentos racistas como a Ku Klux Klan, tomaram as ruas para se manifestarem.
E segundo relatos, algumas pessoas foram vistas com cartazes que carregavam o famoso símbolo da roda sobre asas que representa o Detroit Red Wings, tradicional franquia da National Hockey League.
Ao tomar conhecimento do fato, o clube emitiu uma nota de repúdio aos protestos e ao uso indevido de sua marca. “O Detroit Red Wings veementemente discorda e não está associado em nenhum sentido aos eventos que ocorreram neste sábado em Charlottesvillle, VA,”, disse o time em seu comunicado. “Os Red Wings acreditam que o hóquei é para todos e celebramos a grande diversidade que é nossa torcida e nossa nação.”
A manifestação foi considerada ilegal pelos oficiais da cidade, e o governador da Virginia, Terry McAuliffe, declarou estado de emergência após conflitos entre os manifestantes de extrema-direita e grupos anti-racismo, que aconteceram neste sábado (12).
A NHL declarou que irá agir em conjunto com a organização dos Red Wings para garantir que as medidas cabíveis serão tomadas para o não uso da marca do time nesses protestos, e que os princípios da liga não estão de acordo e não poderão ser associados aos motivos que levaram à origem dos protestos.