Crosby diz que ver os Capitals campeões motiva os Penguins
Capitão da equipe de Pittsburgh admite que o time deve entrar com uma motivação diferente para enfrentar os rivais e atuais campeões da Stanley Cup
Para ser grande, um jogador nunca pode se contentar, e isso é o que acontece com Sidney Crosby. Mesmo com dois títulos seguidos até a temporada passada, o capitão do Pittsburgh Penguins continua com sede de mais, e a Stanley Cup conquistada pelo Washington Capitals será uma motivação a mais para o camisa 87.
“Definitivamente isso vai nos motivar. Vai ficar na nossa mente quando formos jogar com esse time de novo, e isso é fato. É assim que você age quando perde. Você sempre tem o sentimento que precisa provar alguma coisa.”, disse Crosby.
Esse sentimento é bem conhecido pelos Capitals, que viram os Penguins os eliminarem duas vezes na segunda rodada dos playoffs. Em ambas, conquistas da equipe de Pittsburgh aconteceram semanas depois. Nas duas vezes, os Caps chegaram como favoritos por ganharem o Presidents’ Trophy (melhor campanha na temporada regular), mas foram derrotados, na primeira vez em seis jogos e na segunda vez em sete.
No entanto, a última temporada foi diferente, e a equipe de Washington eliminou Pittsburgh na segunda rodada em seis partidas, com um gol de Evgeny Kuznetsov na prorrogação do jogo 6. Depois, o time conseguiu vencer o Tampa Bay Lightning em sete jogos na final de conferência e o Vegas Golden Knights em cinco, para ganhar o primeiro título de sua história.
A rivalidade entre Capitals e Penguins se aflorou após Crosby e Alex Ovechkin terem sido primeiras escolhas em Drafts seguidos. Primeiro foi Ovi, em 2004, numa escolha que antecedeu a de Evgeni Malkin por Pittsburgh. No ano seguinte, Crosby acabou sendo o primeiro, e a coisa ganhou ainda mais proporção em 2006, quando Nicklas Backstrom foi escolhido na quarta escolha geral pelos Caps, formando um duo infalível em cada um dos rivais.
Crosby sempre foi conhecido por ser muito competitivo. Em sua carreira, ele já sofreu com quatro concussões, incluindo uma que o deixou fora do hóquei por quase um ano depois de pancadas seguidas na cabeça de David Steckel, dos Caps, e Victor Hedman, do Lightning. Muitos acham que sua carreira deveria ter acabado aí, mas ele voltou, e tomou mais uma pancada que dessa vez, além de lhe causar concussão, também deu uma lesão na vértebra. David Krejci, do Boston Bruins, foi o culpado. Mais recentemente, Matt Niskanen, também dos Capitals, bateu com o stick na cabeça de Crosby, e o tirou do jogo quatro dos playoffs em 2017.
Agora, ele volta motivado, e mais perigoso para as equipes. Washington e Pittsburgh se encontram pela primeira vez no dia 4 de outubro, em Pittsburgh.
Em sua carreira de 13 temporadas, Crosby soma 411 gols e 705 assistências, além de um plusminus de +165.
(Foto: Bruce Bennett/Getty Images)