Brian Gionta anuncia aposentadoria e aceita cargo nos Sabres
Ex-capitão dos Canadiens e Sabres, Gionta decide encerrar carreira após 16 anos atuando nos rinques da NHL
Nesta segunda-feira (24), Brian Gionta, de 39 anos, anunciou a sua aposentadoria do hóquei no gelo. Com 16 anos de serviços prestados na NHL, o ex-capitão do Montreal Canadiens e do Buffalo Sabres disse que optou por passar mais tempo com a família. O jogador vai ter uma função ainda não divulgada na franquia de Buffalo, e se mostrou animado com o novo cargo: “Estou anunciando minha aposentadoria hoje. Agora, estou motivado para enfrentar os novos desafios”.
Gionta foi escolhido pelo New Jersey Devils na terceira rodada do Draft de 1998, e ajudou a equipe conquistar o troféu mais importante deste esporte em 2003. Ele esteve também com o elenco norte-americano para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, na Coréia do Sul, no início de 2018. O seu desempenho nos jogos lhe rendeu uma última oportunidade na NHL quando assinou com o Boston Bruins para atuar por 20 jogos.
Mas foi na breve passagem pelo Buffalo Sabres entre 2014 e 2017 que Gionta se sentiu mais feliz: “Jogar pelo time que torcia na minha infância foi o grande momento da minha carreira”.
WNY native. 1,026 @NHL games. 595 points. Sabres Captain. @USAHockey Olympian. @StanleyCup Champion.
Congrats @Giostyle21 on your retirement and an outstanding career! pic.twitter.com/gJkC7nfYcY
— Buffalo Sabres (@BuffaloSabres) September 24, 2018
Jack Eichel, o novo líder do jovem e renovado time dos Sabres para a nova temporada que se aproxima, também fez questão de comentar sobre a aposentadoria do ídolo: “Ele é alguém que cresci vendo jogar e de repente, estou sentado a alguns assentos de distância em meu primeiro ano como profissional. Isso foi muito legal. Ele teve uma carreira inacreditável e estou feliz por ter feito parte disso”.
Com 1.026 jogos na liga, Gionta encerrou sua carreira somando 595 pontos (291 gols e 304 assistências).
(Foto: Divulgação Twitter/MontrealCanadiens)