Avalanche vence Kings, conquista divisão Oeste e Presidents’ Trophy
Dono da melhor campanha da fase regular, Avalanche faz cinco gols no segundo período contra Kings
Nesta quinta-feira (13), o Colorado Avalanche (39-13-4, 1º lugar na Divisão Oeste) recebeu o Los Angeles Kings (21-28-7, 6º lugar na Divisão Central) na Ball Arena. O goleiro Jonas Johansson fez 21 defesas e os Avs, encerrando a fase regular com cinco triunfos seguidos, superaram os Kings por 5 a 1.
O resultado positivo deu ao time do Colorado o título da divisão Oeste (décimo título de divisão da franquia, primeiro desde 2013-14) e o Presidents’ Trophy – prêmio dado à equipe de melhor retrospecto na temporada regular – pela terceira vez na história.
Além disso, os Avs pontuaram em seus domínios pelo 17º jogo seguido (16-0-1), igualando marca histórica da franquia – entre 20 de janeiro e 6 de abril de 2003: 14-0-1 e dois empates.
Vegas Golden Knights e Colorado Avalanche terminaram a temporada regular empatados em 82 pontos. Porém, a equipe dirigida pelo técnico Jared Bednar levou a melhor no critério de desempate, possuindo mais regulation wins (35) do que a franquia do estado de Nevada (30).
Na pós-temporada, os Avs enfrentarão o St. Louis Blues, quarto colocado da divisão Oeste.
Colorado iniciou a partida buscando incessantemente a zona ofensiva, criando chances atrás de chances. Porém, o goleiro Troy Grosenick se impôs e conseguiu parar as perigosas investidas do adversário. Foi em uma das idas dos anfitriões ao ataque que surgiu a jogada do primeiro gol dos Kings. Restando 45 segundos antes do primeiro intervalo, Sean Walker forçou erro dos Avs, avançou no breakaway e mandou disparo no canto esquerdo da meta defendida por Johansson, abrindo o marcador em Denver (1 a 0).
Se Grosenick garantiu a segurança necessária na retaguarda para o time de Los Angeles no primeiro período, ele não teve o mesmo sucesso nos 20 minutos seguintes. Os Avs partiram rumo ao ataque tentando o gol de empate e, após alguma insistência, ele veio no disparo de Tyson Jost aos 9:46 (1 a 1). Atuando na primeira linha ao lado de Mikko Rantanen e Gabriel Landeskog, Jost não demorou muito até marcar novamente, desviando passe de Conor Timmons (2 a 1, 11:38). Não parou aí: aos 14:26, Pierre-Edouard Bellemare fez o terceiro gol do Avalanche, aproveitando rebotes de Troy Grosenick nos disparos de Andre Burakovsky e Jayson Megna (3 a 1).
Joonas Donskoi anotou o quarto gol dos anfitriões, aos 16:50, no rebote do disparo de Nazem Kadri (4 a 1) e Burakovsky definiu o placar final da vitória dos Avs aos 18:58 (5 a 1).
No último período, o marcador não foi alterado, graças aos bons trabalhos de Jonas Johansson e Troy Grosenick.
Confira os resultados desta quinta-feira (13) na NHL:
Minnesota Wild 3 @ 7 St. Louis Blues
Vancouver Canucks 1 @ 4 Calgary Flames
Los Angeles Kings 1 @ 5 Colorado Avalanche
Foto: Reprodução Twitter/Colorado Avalanche