Após homenagem a Willie O’Ree, Bruins levam goleada dos Hurricanes
Pioneiro negro da NHL tem sua camisa 22 aposentada por Boston. No rinque, Carolina é mais eficiente e vence por 7 a 1
O Carolina Hurricanes visitou o Boston Bruins nesta terça-feira (18). Com um jogo ofensivo rápido e produtivo, os Canes marcaram cinco vezes no primeiro período e venceram por 7 a 1, retomando a liderança da Divisão Metropolitana.
Fora do gelo, a partida ficou marcada pela belíssima homenagem a Willie O’Ree, primeiro jogador negro da história da NHL, que atuou pelos Bruins em 1958 e na temporada 1960-61. Exatos 64 anos depois de sua estreia, a franquia aposentou sua camisa de número 22.
Os Hurricanes praticamente definiram a vitória na primeira etapa, marcando cinco gols e sofrendo apenas um. Após rápida troca de passes, Teuvo Teravainen abriu a contagem. Parado diante do goleiro Tuukka Rask, Jesperi Kotkaniemi aproveitou um rebote para fazer o segundo de Carolina. Boston diminuiu pouco depois, no primeiro power play da noite, com Patrice Bergeron.
Os cinco minutos seguintes foram decisivos para o confronto. Apenas 13 segundos após o gol dos Bruins, Kotkaniemi chutou de longe e marcou novamente, voltando a ampliar para os Canes. Em um intervalo de 50 segundos, a defesa de Boston falhou duas vezes e Seth Jarvis e Derek Stepan não perdoaram, fechando o período em 5 a 1 para Carolina.
Em chutes a gol, foram 12 dos Hurricanes contra 10 dos Bruins, mostrando que a diferença estava na pontaria e nas traves. Mesmo com algumas defesas importantes, Rask não estava bem no segundo jogo desde seu retorno. Com um aproveitamento de 58,3%, o goleiro foi substituído por Linus Ullmark pelo restante da partida.
E se Rask estava mal, Frederik Andersen vinha muito bem. Boston se “encontrou” no segundo período e viveu seu melhor momento no gelo, mas o goleiro de Carolina teve boa atuação e segurou o placar.
Na última etapa, Jaccob Slavin e Andrei Svechnikov, ambos em power play, fecharam a conta em 7 a 1 para os Hurricanes.
“Não fizemos nada. Não fomos competitivos”, desabafou o técnico de Boston, Bruce Cassidy, após a partida. Apesar da visível decepção do treinador diante do resultado, os números mostram que os Bruins foram, sim, competitivos ao longo de três períodos, mantendo o equilíbrio e buscando os gols tanto quanto o adversário. Os Canes, no entanto, foram muito mais eficientes no principal, converter gols.
Com a vitória, os Hurricanes chegaram a 54 pontos em 36 jogos, retomando a liderança da Divisão Metropolitana. Seu próximo compromisso é na sexta (21), em casa, contra o vice-líder New York Rangers, em um duelo que pode valer a ponta da chave. Os Bruins seguem em quarto na Divisão do Atlântico, com as mesmas 36 partidas e 46 pontos. Na quinta (20), o time recebe o Washington Capitals.
Willie O’Ree
Antes do jogo, os Bruins aposentaram a camisa 22 em homenagem a Willie O’Ree, o primeiro negro a jogar na NHL. Ele fez sua estreia em 18 de janeiro de 1958, há exatamente 64 anos. “Aos torcedores, fico honrado por ter tido a honra de jogar para vocês”, disse, durante a cerimônia. “É um dia inesquecível. Estou emocionado e feliz em ser um Bruin para sempre.”
Encarada como um tributo ao esporte, e não apenas a O’Ree ou aos Bruins, a cerimônia também foi saudada pelos Hurricanes. “Queremos ser uma liga aceita por todos e o que ele fez anos atrás foi enorme, não apenas para os negros, mas para a liga como um todo”, disse Slavin. “Foi emocionante estar sentado no banco, assistindo a tudo.”
Outros resultados da rodada
New York Islanders 4 @ 3 Philadelphia Flyers SO
Buffalo Sabres 3 @ 1 Ottawa Senators
Winnipeg Jets 3 @ 4 Washington Capitals OT
Vancouver Canucks 3 @ 1 Nashville Predators
Montreal Canadiens 5 @ 3 Dallas Stars
Florida Panthers 1 @ 5 Calgary Flames
Tampa Bay Lightning 6 @ 4 Los Angeles Kings
Foto: NHL.com