XFL cancela temporada 2020, mas pagará jogadores integralmente
Pandemia do coronavírus força encerramento da temporada inaugural da liga, que libera jogadores para assinar com a NFL
A pandemia do coronavírus segue afetando as ligas esportivas ao redor do mundo. Não foi diferente para a XFL. A liga anunciou via comunicado divulgado nesta quinta-feira (12) que a temporada de 2020 está oficialmente cancelada, embora sem uma menção direta ao COVID-19.
A lista de ligas afetadas nos Estados Unidos inclui, além da XFL, a NBA, NHL e MLB. Também nesta quinta-feira, a NCAA anunciou o cancelamento do March Madness. A NFL decidiu seguir normalmente com o cronograma da free agency.
A temporada regular inaugural da XFL iria até o dia 12 de abril, com duas semanas de playoffs em seguida. A liga não divulgou informações a respeito de uma possível tentativa de retomar a pós-temporada, mas confirmou que pretende retornar à ativa em 2021.
Apesar do encerramento precoce da temporada, a XFL anunciou que manterá os compromissos financeiros, e os jogadores receberão o pagamento integral pela temporada. Além disso, os atletas estão liberados para assinar com franquias da NFL após serem submetidos aos exames físicos de fim de temporada, que serão realizados já nesta sexta-feira (13). Anteriormente, os jogadores só poderiam assinar contratos com times da NFL após o fim dos playoffs da XFL.
A XFL pertence ao empresário Vince McMahon, proprietário do WWE. A liga atraiu uma média de 18.614 espectadores aos estádios, com St. Louis registrando o maior público (28.541) e Los Angeles, a pior marca (13.124). Torcedores poderão optar entre um reembolso de ingressos dos jogos cancelados ou por convertê-los em crédito para as próximas temporadas.
(Foto: Reprodução site oficial/XFL)