Carson Wentz teria recebido alerta para evitar lances de contato
Ex-coordenador ofensivo dos Eagles revelou que comissão técnica pediu para que QB fugisse de jogadas perigosas
O Philadelphia Eagles conseguiu conquistar o Super Bowl LII após um grande susto: a lesão do seu franchise quarterback, Carson Wentz. Entretanto, para Frank Reich, o jogador poderia ter evitado a contusão se tivesse ouvido o conselho de seus técnicos. Segundo o ex-coordenador ofensivo da franquia, a sugestão de fugir de jogadas de contato, como a que acabou com a temporada de Wentz, vinha sendo feita desde seu primeiro ano na NFL.
Reich, atual head coach do Indianapolis Colts, disse que os avisos da comissão técnica pareciam não surtir efeito. “Definitivamente entrava por um ouvido e saia pelo outro”, disse o ex-coordenador ofensivo ao jornalista Jeff McLane, do Philly.com. “Não aconteceu exatamente desta forma, mas isto é feito para proteger o inocente ou proteger o culpado, seja lá o que você diga. Nós dissemos para ele, ‘ei, você precisa dar um passo atrás em algumas situações de tackle’.”
Mesmo com o acréscimo de experiência, não parece que Wentz tenha temido a força dos defensores da NFL. Apesar de ter participado de três jogos a menos em 2017 em relação a 2016, o quarterback correu 18 vezes a mais, totalizando 64 oportunidades de scramble. Em compensação, o número de passes tentados caiu de 607 para 440.
Apesar das tentativas terem diminuído, seu sucesso cresceu. Wentz saiu de 2016 com 14 interceptações e 16 touchdows, mas em seu segundo ano obteve apenas sete interceptações e 33 touchdowns, números que posicionaram o quarterback como um dos candidatos a MVP da última temporada.
Embora tenha rompido seu ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na vitória contra o Los Angeles Rams, o jogador já disse em entrevista que não pretende mudar seu estilo de jogo, que o levou até onde ele está. Foi também o que Reich gostou de enfatizar em sua entrevista. “Ele não disse dessa forma, mas essencialmente era, ‘Não. Eu não vou fugir. Este sou eu. É assim que eu jogo'”, concluiu o atual head coach dos Colts.
Wentz chegará à temporada de 2018 com a pressão de liderar novamente os Eagles à estrada do Super Bowl. Ao que tudo indica, o quarterback terá em sua sombra o reserva que levou a franquia ao seu primeiro anel, Nick Foles. Sem nenhuma proposta de troca, Doug Pederson deverá seguir com os dois jogadores no elenco. Wentz segue como titular, mas é inegável que Foles sentado na sideline é um incômodo.
(Foto: Jeff Gross/Getty Images)