Washington Redskins anuncia revisão do nome da franquia
Sofrendo forte pressão de patrocinadores, equipe anuncia oficialmente que pode mudar de nome
O Washington Redskins está com os dias contados. Pelo menos o polêmico nome da equipe, que remete aos povos indígenas nativos dos Estados Unidos. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (03) pela franquia, foi anunciado que uma mudança de nome será avaliada nos próximos dias.
A decisão vem após uma série de pressões recebidas pelos Redskins nos últimos dias, incluindo um pedido formal da FedEx, patrocinadora do estádio da franquia, e um boicote da Nike a produtos oficiais do time em seu site oficial.
Confira abaixo o comunicado divulgado por Adam Schefter, da ESPN americana, que contém uma declaração do dono da franquia, Dan Snyder, e do técnico Ron Rivera.
“Em virtude dos recentes eventos ao redor do nosso país e do feedback de nossa comunidade, o Washington Redskins anuncia que o time vai iniciar um minucioso processo de revisão do nome da equipe. Esta revisão formaliza discussões iniciais que o time vem tendo com a liga nas últimas semanas.
Dan Snyder, dono do Washington Redskins, declarou: ‘Este processo permite que o time leve em conta não apenas as tradições e histórias de orgulho da franquia, mas também absorva de nossos ex-atletas, da organização, de patrocinadores, da National Football League e da comunidade local para ter orgulho para representar dentro e fora de campo’.
Ron Rivera, head coach do Washington Redskins, comentou: ‘Esta questão é de importância pessoal para mim e estou ansioso para trabalhar próximo a Dan Snyder para ter certeza que continuaremos com a missão de honrar e apoiar os nativos americanos e nossos militares’.
Nós acreditamos que esta revisão pode e vai ser conduzida com os melhores interesses de todos em mente”.
And here it is: the Redskins are undergoing a thorough review of the team’s name.
And let’s be clear: There’s no review if there’s no change coming.
Redskins on way out. pic.twitter.com/ZrS3cCvhMg
— Adam Schefter (@AdamSchefter) July 3, 2020
Segundo Ian Rapoport, da NFL Network, uma mudança de nome é “provável” segundo diversas fontes dentro da liga.
Os Redskins enfrentam uma nova pressão para mudar o nome da franquia, mas desta vez os manifestantes estão mirando em seus patrocinadores, informou a Adweek na quarta-feira (01). Além da FedEx, Nike e PepsiCo receberam cartas assinadas por 87 empresas de investimento e acionistas, que combinados representam US$ 620 bilhões, pedindo às empresas que cortem laços com os Redskins, a menos que mudem seu nome controverso.
Nas últimas semanas, houve mais pressão para a mudança no nome, dado o clima social nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, em Minnesota.
Os Redskins iniciaram alguns movimentos para melhorar sua imagem recentemente, removendo o nome do ex-proprietário George Preston Marshall de seu “anel da fama”. Marshall foi o último proprietário da NFL a integrar negros ao elenco de sua equipe e o fez apenas sob pressão do governo da época, para evitar perder um contrato de arrendamento de 30 anos em terras federais.
Mas os líderes nativos americanos querem que o proprietário Dan Snyder mude o nome usado pela franquia desde 1933 e que tem um tom pejorativo a povos indígenos. No passado, os grupos protestaram contra o nome e tentaram uma mudança nos tribunais. Esses esforços falharam. Agora, os investidores estão apelando para os patrocinadores, algo que um ex-funcionário de alto escalão da Redskins chamou de “diferente”.
Enquanto isso, o Washington Post informou que Eleanor Holmes Norton, que atua como delegada sem direito a voto do Distrito de Columbia na Câmara dos Deputados, deixou claro o que precisava acontecer se os Redskins quisessem voltar a jogar em Washington. A prefeita da cidade fez coro a esse pedido recentemente caso a franquia queira voltar ao distrito quando seu contrato de arrendamento no FedEx Field em Landover, Maryland, terminar após a temporada de 2027.
*Atualizado em 3 de julho de 2020, às 13h04
Foto: Flickr/Washington Redskins