Vice de arbitragem se pronuncia sobre o retorno polêmico do Denver Broncos
Em vídeo publicado via Twitter, Dean Blandino explica cada parte do lance emocionante e polêmico da partida entre Broncos e Saints
No último domingo, semana 10 da NFL, Denver Broncos e New Orleans Saints protagonizaram um lance emocionante e curioso. Seria uma conversão “fácil” de ponto extra que daria a vitória aos Saints, mas os deuses do futebol americano conspiraram contra. Os especialistas dos Broncos efetuaram um bloqueio perfeito – de tão perfeito, a bola caiu nos braços do novato Will Parks, que correu all the way para somar dois pontos para Denver. Todos nos surpreendemos com o lance, inclusive com a possibilidade de retornar, que vale dois pontos.
Apesar da plástica, a jogada foi polêmica e muitos se questionam se o retornador pisou fora do campo. Antes dos detalhes, a jogada:
Here is VIDEO @wdsu sports photographer (twitter-less) Alvin Moore shot today of blocked PAT.
Did Will Parks step out of bounds? pic.twitter.com/es6ZLWv34g— Fletcher Mackel (@FletcherWDSU) November 14, 2016
Pois bem, o vice-presidente senior de arbitragem da liga, mr. Dean Blandino, pronunciou-se sobre o caso e explicou cada detalhe controverso da jogada. Veja o vídeo:
#DENvsNO defensive two point conversion further explained. pic.twitter.com/w3SHA5CJko
— Dean Blandino (@DeanBlandino) November 14, 2016
No vídeo, Blandino explica, nos primeiros 20 segundos, que o número 31, Justin Simmons, efetua um salto perfeito sobre a trincheira, sem relar em qualquer jogador e bloqueia o chute de forma limpa. Dos 20 aos 48 segundos, a explicação é sobre o número 93 dos Broncos, Jared Crick, que derruba o bloqueador sem falta (houve discussão de que havia uma “segurada defensiva”). No restante do vídeo, a principal polêmica. O vice-presidente afirma que é muito difícil encontrar algum verde (do gramado) entre a chuteira (branca) e a lateral (branca), com as imagens que a arbitragem tem durante a partida. Ele reforça que é muito difícil definir com certeza se o retornador saiu ou não, por isso, também reafirma: “no replay, não estamos ‘reapitando’ a jogada. Replay foi feito para consertar erros óbvios. Então se não for um erro óbvio, a chamada do campo deve permanecer”.
Resumindo o caso, a decisão da arbitragem permaneceu, pois não havia como provar o contrário com total certeza. Afinal, se ele saiu ou não, não está óbvio para ninguém.