Times da NFL poderão vender espaço vazio nas arquibancadas a patrocinadores
Para reduzir impacto financeiro causado pela ausência de torcida, liga permitirá patrocínio em lugares de destaque
A NFL segue com o plano de iniciar a temporada sem alterações de data. Mesmo assim, a liga ainda sofrerá impactos causados pela pandemia da COVID-19. Um desses problemas será a provável ausência de público nos estádios, o que afetará diretamente a renda dos times. Em reunião que será realizada nesta quinta-feira (24), os proprietários das franquias serão comunicados a respeito da permissão para vender espaços à publicidade nos anéis inferiores das arquibancadas vazias como forma de reduzir os prejuízos. A informação é do jornalista Ben Fischer, do Sports Business Daily.
Essa decisão, inédita na NFL, possibilitará que as franquias cubram os assentos vazios nas seis ou oito primeiras fileiras com lonas, que por sua vez exibirão logotipos de patrocinadores locais. A posição estratégica fará com que a publicidade ganhe um local de destaque durante as transmissões, já que ficarão no campo de visão das câmeras. Anteriormente, a liga permitia a exibição de patrocinadores apenas a 12 metros de altura, contados a partir do campo.
Como única restrição imposta, as empresas não poderão ser concorrentes diretas de patrocinadores da NFL. Essa regra não será inflexível e a liga poderá abrir exceções para segmentos com maior concorrência.
Em respeito às medidas de isolamento social e como proteção adicional aos jogadores, as fileiras da arquibancada mais próximas ao campo, incluindo camarotes, ficarão permanentemente fechadas para o público durante a temporada.
De acordo com Fischer, um representante de uma das franquias da liga acredita que a medida poderá reduzir “significativamente” as perdas causadas pela ausência de torcedores. Já John Tatum, CEO da empresa de consultoria para patrocínios esportivos Genesco Sports Entreprises, acredita que a medida não será tão efetiva devido às diferentes necessidades para patrocinadores locais quando comparados a grandes empresas.
“Logotipos estáticos em lonas têm um certo valor, mas não são a panaceia, uma cura absoluta, porque não haverá centenas de milhares ou milhões de pessoas circulando pelo estádio e entrando em contato com a marca de forma mais ativa”.
Até o momento, a temporada 2020 da NFL mantém o início marcado para o dia 10 de setembro, com a partida de abertura entre Houston Texans e o atual campeão Kansas City Chiefs.
(Foto: Reprodução Twitter / NFL Football Operations)