NFL

17/02/2020 - 18h29

Temporada da NFL com 17 jogos pode ser adiada para 2022 ou 2023

Extensão da temporada regular aparenta ser inevitável, mas questões contratuais devem retardar a mudança

Roger Goodell, comissionário da NFLA NFL parece caminhar rumo a uma temporada regular de 17 jogos. Entretanto, devido a questões contratuais, os jogadores da liga pretendem adiar a extensão do calendário até 2022 ou 2023. A informação foi publicada neste domingo (16) pelo jornalista Mike Florio, do Pro Footballk Talk.

De acordo com Florio, a liga é cada vez mais insistente quanto à adição de uma partida ao calendário da fase regular. A perspectiva de um aumento de renda proveniente de uma temporada regular com uma semana extra explica o interesse da NFL. E, embora os jogadores caminhem para aceitar a proposta, ainda há problemas relacionados à compensação financeira pelo jogo adicional.

No momento, Florio explica, há “um número significativo” de jogadores sob contrato para 2021 – número que cairá para aproximadamente 70 atletas em 2023. Caso o 17º jogo seja implementado antes, esses mesmos atletas precisarão negociar a compensação pela partida adicional, que não está incluída no acordo atual. Dessa forma, os atletas argumentam que adiar a mudança no calendário é a medida mais sensata.

Dessa forma, 2022 parece ser a data mais adequada para os dois lados. A NFL não esconde o desejo de expandir a temporada regular o mais rápido possível. Mas a resistência inesperada por parte dos jogadores deve fazer com que os dirigentes aceitem ceder espaço nas negociações. Além disso, a liga estaria aberta a realizar outras concessões no próximo CBA (acordo trabalhista coletivo, a ser assinado para 2021). Dentre essas estão uma redução nas atividades obrigatórias durante a offseason, uma redução nos treinamentos durante a temporada regular, menos jogos de pré-temporada e punições menos severas envolvendo a política de substâncias ilegais – mais especificamente no caso do uso de maconha.

A NFL também pretende aumentar o número de times classificados para os playoffs. A proposta da liga pode aumentar o grupo de classificados à pós-temporada para 16 equipes, mesmo número adotado pela NHL e pela NBA. De acordo com os jornalistas da NFL Network Ian Rapoport e Mike Garafolo, representantes da liga e da associação de jogadores (NFLPA) realizarão uma reunião na quinta-feira (20) para discutir termos do CBA.

(Foto: Reprodução Twitter/Around The NFL)

Oddsshark