Super Bowl XLIX é sucesso de audiência na TV e supera futebol nas redes sociais
NBC e ESPN registram recordes históricos, em jogo que supera decisão mineira da Copa do Brasil no Twitter
O Super Bowl XLIV foi um sucesso de audiência, tanto nos EUA, quanto no Brasil. A vitória do New England Patriots sobre o Seattle Seahawks no último domingo trouxe resultados excelentes tanto para a NBC, que transmitiu o jogo para os norte-americanos, quanto para a ESPN, detentora dos direitos de transmissão na TV paga brasileira. As redes sociais também mostraram resultados excelentes.
No nosso país, o crescimento em relação a 2014 foi impressionante. Segundo dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, a emissora controlada pela Disney liderou a audiência entre os canais esportivos no horário e registrou o recorde de partida de futebol americano mais visto da história da TV paga brasileira.
A emissora paulista obteve um aumento de 84% de audiência em relação ao ano passado e cerca de 500 mil pessoas viram a vitória de Tom Brady e companhia, apenas na Grande São Paulo. O pico de audiência foi registrado no fim da partida, às 0h30, quando a ESPN ficou na segunda posição geral no seguimento de TV por assinatura.
Nos EUA, a NBC também está rindo à toa. O jogo de domingo foi, simplesmente, a maior audiência esportiva da história dos EUA. A partida registrou 49,7 pontos de audiência, superando a decisão da temporada de 2012, quando a final entre Baltimore Ravens e San Francisco 49ers obteve 48,1 pontos e era o recorde histórico da NFL até então. Cerca de 115 milhões de americanos viram o jogo
A audiência iguala a disputa de patinação artística dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, em meio à polêmica entre as atletas norte-americanas Nancy Kerrigan e Tonya Harding.
Maior que final mineira
Nas redes sociais, o Twitter mostrou outro dado interessante. Foram registrados no Brasil mais tuítes sobre o Super Bowl que da final da Copa do Brasil de 2014, entre Atlético-MG e Cruzeiro, em novembro. Foram registrados 817 mil posts durante o jogo de domingo, contra 407 mil durante o jogo final entre os rivais mineiros.
No mundo inteiro, foram registrados 395 mil tuítes na hora em que Malcolm Butler interceptou Russell Wilson e definiu o título dos Patriots. O total de posts no planeta (28,4 milhões), porém, não bateu o evento esportivo mais “tuitado” da história do site: a semifinal da Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil foi goleado pela Alemanha por 7×1, com 35,1 milhões de tuítes.