Sem brasileiro, NFL anuncia aprovados em programa de desenvolvimento internacional de atletas
Times da NFC East alocam um jogador cada, mas OT do Timbó Rex Otávio Amorim não foi um dos selecionados de 2020
Não foi dessa vez que teremos mais um jogador 100% oriundo do FABr na NFL pelo International Player Pathway Program – Programa de Desenvolvimento Internacional de Jogadores, na tradução -, pois nesta segunda-feira (27) a liga anunciou que cada time da NFC East teve direito de selecionar um atleta internacional para fazer parte do seu elenco para 2020 como parte do programa. Contudo, entre os selecionados deste ano, infelizmente não constava o nome do único brasileiro entre os 9 participantes para dispurtar uma das vagas, o offensive tackle do Timbó Rex Otávio Amorim.
Otávio tentava seguir os passos de outro brasileiro selecionado no programa: Durval Queiroz Neto, o Duzão. O jogador, que passou pelo mesmo processo que seu conterrâneo do Mato Grosso – só que em 2019 -, foi escolhido pelo Miami Dolphins no processo de recrutamento retratado no reality NFL Undiscovered. Só não se sabe dizer o porquê os times não optaram por ficar com o left tackle do T-Rex, que admitiu em entrevista que tinha grandes expectativas de ser um jogador da NFL.
Os atletas escolhidos foram o OT mexicano Isaac Alarcon (Dallas Cowboys), o defensive end alemão David Bada (Washington Redskins), o DE australiano Matt Leo (Philadelphia Eagles) e o running back austríaco Sandro Platzgummer (New York Giants). Eles permanecerão com o elenco de cada franquia pelo menos até o training camp. Caso não sejam escolhido no roster final de 53 jogadores de cada time, farão parte do practice squad de cada time, a exemplo de Duzão, para que possam se desenvolver na vaga adicional destinada a eles no time de treinamento.
Alarcon é um ex-campeão nacional de futebol americano universitário no México. Bada jogou na defesa do Schwabisch Hall Unicorns, da Liga Alemã, e conseguiu sua vaga no seu segundo no ano programa. Leo jogou no college football por Iowa State. Já Platzgummer é o ex-RB da seleção sub-19 austríaca. Os quatro receberam treinamento e desenvolvimento ao lado de jogadores da NFL e candidatos a Draft na IMG Academy, na Flórida, antes de participarem do Combine internacional na Alemanha em outubro do ano passado.
O International Player Pathway Program foi instituído em 2017, com o objetivo de proporcionar aos atletas internacionais a oportunidade de competir no nível da NFL e, finalmente, ganhar uma vaga em um roster. O grande nome do International Player Pathway Program da NFL é o defensive end Efe Obada, que joga no Carolina Panthers há três temporadas – o primeiro ano foi no practice squad – e registrou um total de 32 tackles, três passes desviados, dois sacks e uma interceptação, além de jogar em todas as partidas do time em 2019.
Três jogadores que participaram do programa do ano passado – Jakob Johnson (New England Patriots), Duzão (Miami Dolphins) e Christian Wade (Buffalo Bills) – permanecerão nas suas equipes, na AFC East, para a próxima temporada da NFL.
(Foto: Reprodução Instagram/Otávio Amorim)