Raiders dispensam scouts uma semana antes do Draft
General manager e head coach mandaram equipe para casa para evitar vazamentos, segundo Ian Rapoport
A uma semana do Draft da NFL, o Oakland Raiders causou polêmica nesta sexta-feira (19). A franquia dispensou todos seus scouts e não deve convocar o retorno deles até o fim da última rodada de seleções, no dia 27 de abril.
Os scouts, responsáveis por avaliar dezenas de jogadores universitários, não participarão do planejamento final do general manager, Mike Mayock, e do head coach, Jon Gruden. Segundo informações de Ian Rapoport, da NFL Network, “eles não sabem em quem acreditar e querem a sala vazia” no dia do Draft.
A sala a qual Rapoport se refere é a war room, local de onde saem as decisões para a seleção de jogadores no Draft, realizado este ano em Nashiville, no Tennessee, a partir da próxima quinta-feira (25). O espaço onde costumam ficar general managers, head coaches e staff é bem retratada no filme Draft Day (em português: A Grande Escolha), em que o personagem do ator Kevin Costner é general manager do Cleveland Browns.
Apesar da desconfiança de jornalistas e torcedores com a decisão abrupta a tão pouco tempo do grande dia, alguns especialistas apontam que este tipo de atitude é comum e é feita por grande parte das franquias da NFL.
“Quando eu comecei a ser scout em 2003, grande parte dos times permitiam que scouts e treinadores vissem o draft board (quadro com o planejamento de seleções). Por volta de 2012, grande parte dos times permitiram 3-4 pessoas (HC/GM/diretor de grupo/diretor universitário) a ter acesso ao board. Isto não é tão incomum.”
When I started scouting in 2003, most teams allowed scouts and coaches to see the draft board. By 2012, most teams only allowed 3-4 people (HC/GM/Personnel Director/College Director) to have access to the board. This isn’t that unusual. https://t.co/7GGqLPtGwC
— Daniel Jeremiah (@MoveTheSticks) April 19, 2019
O hall of famer Gil Brandt, campeão duas vezes da NFL e com passagens como executivo do Dallas Cowboys, Los Angeles Rams e San Francisco 49ers, afirmou, em seu Twitter, que colocava nomes errados no board para enganar os scouts que ele não confiava.
“Nós nunca esvaziamos a sala, mas às vezes nós colocávamos armadilhas para os scouts que a gente não confiava. Em 1987 nós mostramos nosso board para um scout com a gente selecionando Mike Junkin, um linebacker que não gostávamos. Dois dias depois, um setorista dos Cowboys, Jim Dent, escreveu uma matéria dizendo que selecionaríamos Junkin.
Hook, line e sinker (expressão em inglês que aponta que alguém foi enrolado por completo)“
We never cleared the room but sometimes we'd lay traps for scouts we didn't trust. In 1987 we showed our board to a scout with us taking Mike Junkin, a LB we didn't like. Two days later, Cowboys beat writer Jim Dent wrote story saying we were taking Junkin.
Hook, line, stinker. https://t.co/ETAM1JNZSv
— Gil Brandt (@Gil_Brandt) April 19, 2019
Se a decisão de Gruden e Mayock for correta, o futuro dos Raiders será tão brilhante como o Sol se pondo na Califórnia, já que a franquia tem três escolhas na primeira rodada: as seleções de número 4, 24 e 27. Sem dúvidas, se os jogadores certos forem selecionados, a franquia de Oakland será extremamente competitiva nos próximos anos.
(Foto: Joel Auerbach/Getty Images)