[PRÉVIA] Playoffs da NFL: Green Bay Packers x Los Angeles Rams – NFC Divisional Round
Packets têm favoritismo, mas enfrentam uma defesa que promete dar muito trabalho
A semana mais emocionante dos playoffs da NFL, a da rodada divisional, começa com um confronto entre times completamente antagônicos: enquanto o Green Bay Packers, time de melhor campanha da NFC, conta com a força de seu ataque, comandado por Aaron Rodgers, favorito absoluto ao prêmio de MVP da temporada, além de nomes pesados, como o running back Aaron Jones e o wide receiver Davante Adams, o Los Angeles Rams confia em sua defesa, sob comando do super DT Aaron Donald e o cornerback Jalen Ramsey.
Green Bay estreia nos playoffs com muita moral. Com campanha 13-3 e a liderança geral da NFC, o time de Wisconsin evoluiu ao longo da temporada em todas as suas unidades. Até a defesa, motivo de calafrios para os cabeças-de-queijo, principalmente contra o jogo terrestre, deu mostras de evolução nas últimas partidas, parando, inclusive, Derrick Henry, do Tennessee Titans. O setor ainda inspira cuidados, mas pode surpreender.
Já em LA, a moral está muito alta após a vitória categórica sobre o rival Seattle Seahawks fora de casa. A preocupação fica por conta das lesões: Aaron Donald (costela) e o QB Jared Goff (polegar direito) devem ir para o jogo, mas não com 100% de condições.
Duas das franquias mais antigas da NFL, Packers e Rams têm um histórico equilibrado no confronto direto. O time da Califórnia leva vantagem mínima, com 47 vitórias contra 46 de Green Bay e dois empates em 95 partidas. Na pós-temporada, porém, o duelo é raro e só aconteceu em duas oportunidades. Curiosamente, na rodada divisional, a mesma do jogo deste sábado.
Em 1967, durante o processo de fusão da NFL com a AFL, os Packers, treinados pelo lendário Vince Lombardi, venceram por 28 a 7 e partiram para a conquista do segundo Super Bowl da franquia. Já em janeiro de 2002. pela temporada do ano anterior, o então St. Louis Rams, com o time conhecido como “Greatest Show on Turf”, comandado pelo QB Kurt Warner, bateu o time de Brett Favre por 45 a 17. Os Rams perderiam o Super Bowl para o New England Patriots dias depois.
(Foto: Reprodução Twitter/Around the NFL)
GREEN BAY PACKERS
Matt LaFleur fez história em 2019 ao assumir o Green Bay Packers. Nunca alguém sem experiência de head coach havia assumido uma das franquias mais antigas da NFL e, até agora, seu trabalho é excelente. São 27 vitórias e 7 derrotas em 34 jogos, além de dois títulos da NFC Norte e também uma ida à final da conferência em 2019 (quando Green Bay sucumbiu ao San Francisco 49ers).
Para pelo menos repetir o desempenho do ano passado, LaFleur conta com um ataque luxuoso, que quebrou diversos recordes históricos da franquia, que completa 100 anos em 2021: mais jogos com mais de 30 pontos em uma temporada (12), de pontos fora de casa (256), de menor número de turnovers (11) e de mais jogos sem entregar a bola para os adversários (10), além do maior número de jogadores diferentes recebendo passes para touchdown (11).
E é nesse leque de opções que Aaron Rodgers deposita seu maior trunfo. Ao contrário dos anos anteriores, o quarterback tem várias opções além de Davante Adams, com destaque para o wide receiver Allen Lazard e o tight end Robert Tonyan.
O quarterback, favorito ao prêmio de MVP, detém recordes impressionantes. 48 passes para touchdown, 14 jogos com rating superior a 100, apenas cinco interceptações em 16 jogos. O camisa 12, aos 37 anos, ainda se mostra uma arma muito poderosa.
Já no jogo corrido, Aaron Jones ganhou uma companhia competente nas últimas semanas com o crescimento de AJ Dillon.
O único senão no setor é a ausência de David Bakhtiari, um dos melhores left tackles da liga, na proteção de Aaron Rodgers. Em um duelo contra Aaron Donald, isso pode ser decisivo.
Já a defesa terá que segurar o jogo terrestre, setor que dificultou muito a vida de Green Bay no ano. Cam Akers é uma ameaça real.
(Foto: Reprodução Twitter/Green Bay Packers)
LOS ANGELES RAMS
Após um fim de temporada regular vacilante (derrotas para Jets e Seahawks e vaga garantida com vitória em jogo ruim contra os Cardinals), os Rams encontraram seu jogo na rodada de wild card contra o Seattle Seahawks. Sem Aaron Donald por dois quartos, a defesa de LA simplesmente anulou Russell Wilson e seus alvos e ajudaram os Rams a anotarem os pontos necessários para vencer por 30 a 20.
Na defesa, o único porém é a situação de Aaron Donald. Provavelmente, o atleta não estará com 100% de suas condições, mas só sua presença obriga a defesa de Green Bay a ficar de olho.
Já no ataque, Jared Goff terá muitas dificuldades. Com o polegar direito comprometido, lançar a bola no frio do Lambeau Field pode ser uma tortura. Seu reserva imediato é Blake Bortles, ex-Jaguars.
O time de Sean McVay deposita suas esperanças em Cam Akers. O running back teve ótimo desempenho contra Seattle, com 131 jardas corridas, 45 recebidas e dois touchdowns. Sua presença, contra um time com uma defesa contra o jogo corrido não tão boa, será essencial para LA ganhar jardas.
(Foto: Reprodução Twitter/Around The NFL)
QUEM PODE DECIDIR
Davante Adams (Packers)
Recordista da franquia de recepções (115) e touchdowns (18) em uma temporada, Adams foi o primeiro recebedor a conseguir essa marca. E tudo isso fica mais impressionante quando sabemos que ele ficou fora de duas partidas por lesão. O camisa 17 de Green Bay sempre soube ler muito bem rotas, mas sofria com drops em seus primeiros anos. A evolução do jogador nas últimas temporadas impressiona e ele deve ser acionado para vencer a ótima secundária de LA.
Cam Akers (Rams)
Com discrição, Akers tomou conta do jogo terrestre nas últimas semanas, com um bom número de jardas por corrida (4,3) e também sendo uma boa opção para receber bolas (foram 11 recepções na temporada regular). Sua ausência foi muito sentida nas derrotas para Jets e Seahawks e sua atuação contra Seattle o credencia a tentar liderar o ataque contra a defesa dos Packers.
Aaron Rodgers (Packers)
Depois de todos os recordes citados, resta falar das qualidades de Rodgers, um dos QBs mais criativos da história da NFL. Sua capacidade de passe em movimento e de fugir da pressão no pocket é sensacional e a capacidade de proteger a bola de interceptações é para poucos. Rodgers conta com o mando de campo dos Packers garantido até a final da NFC para tentar conquistar o segundo Super Bowl de sua carreira.
Aaron Donald (Rams)
Donald é um defensive tackle com porte de linebacker e a velocidade de um cornerback. É a soma perfeita para ser uma máquina de sacks. Duas vezes jogador defensivo da liga, o camisa 99 de LA sempre precisa de dois atletas de linha ofensiva para tentar pará-lo (e muitas vezes não conseguem). Mesmo sem estar 100%, pode pressionar, derrubar e tomar a bola de Rodgers, se derem oportunidade.
PALPITE: Green Bay Packers
A defesa de Los Angeles, talvez a melhor da NFL, é uma ameaça, mas o nível de excelência do ataque de Green Bay é histórico. Dificilmente um time sai do Lambeau Field sem tomar pelo menos 30 pontos e isso, em janeiro, é potencializado pelo frio, que maltratará um time vindo do sol da Califórnia.
A lesão de Jared Goff e a previsibilidade do uso do jogo corrido com Akers pode complicar os Rams na busca de surpreender o time de Green Bay.
SOBRE O JOGO
Dia: 16/01/2021
Horário: 18h35, horário de Brasília
Local: Lambeau Field em Green Bay, Wisconsin
Transmissão para o Brasil: ESPN, Watch ESPN