NFL espera ter playoffs com mais equipes em novo acordo coletivo de trabalho
Liga propõe para NFLPA novo formato de pós-temporada com mais um time por conferência e mudança na bye week
Parece que o novo acordo coletivo trabalhista da NFL com a associação de jogadores da liga poderá mudar a estrutura dos playoffs. Segundo informações do jornalista da ESPN norte-americana Adam Schefter, divulgadas nesta quarta-feira (19) se o negócio for fechado, espera-se que o novo modelo de playoffs seja aplicado já para a próxima temporada.
A proposta do novo CBA (collective bargaining agreement) com a NFL Players Association (NFLPA), o qual os proprietários dos times da NFL estão pressionando para que seja aprovada ainda este ano, a pós-temporada da NFL seria expandida de 12 para 14 times, passando de seis para sete times classificados em cada conferência. Outras propostas são que a temporada regular teria um aumento de 16 para 17 jogos por equipe e a pré-temporada reduzida de quatro para três jogos por time, segundo as fontes de Schefter.
Como parte do novo formato de playoffs proposto, apenas uma equipe de cada conferência – a que tiver melhor campanha – receberá a bye week na primeira rodada, diferente de dois times da AFC e dois da NFC de melhores campanhas do atual molde. Isso significaria uma programação diferente da pós-temporada, já que a rodada de wild card teria seis jogos em um fim de semana: três partidas no sábado e três no domingo.
As mudanças nos playoffs da NFL entrariam em vigor para a temporada 2020, supondo que o novo CBA seja ratificado previamente. Se o formato proposto estivesse em vigor no ano passado, Los Angeles Rams e Pittsburgh Steelers seriam as franquias incluídas nesse cenário de pós-temporada expandido.
Além disso, os jogadores das equipes que ganharem o descanso no wild card receberão o pagamento da pós-temporada para o fim de semana de bye. Esse não é o caso do acordo trabalhista atual, que não paga is times em caso de bye week e sempre irritou alguns jogadores da liga.
Agora, os times estão tentando trabalhar nas questões finais, incluindo conseguir que os jogadores concordem e assinem o acordo por uma temporada regular de 17 jogos. Isso ainda precisa ser acordado e não entrará em vigor até 2021, pelo menos, diferente do caso dos playoffs.
Como parte do negócio proposto, os jogadores passariam de uma participação de 47% na receita atual da NFL para 48% para os 16 jogos na fase regular e, em seguida, para uma participação de 48,5% se for fechado o trato de terem de 17 partidas, transferindo US$ 5 bilhões em receita para os atletas pela NFLPA.
A liga, o comitê executivo da NFLPA e os representantes dos jogadores estão programados para se reunir nesta quinta-feira (20) em Washington DC, segundo os insiders da NFL Network Ian Rapoport e Mike Garafolo divulgaram na semana passada. O atual CBA entre a NFL e a NFLPA expira após a temporada 2020.
A esperança da NFL é de que o novo acordo coletivo trabalhista seja fechado com os jogadores ainda na próxima semana ou antes do novo ano da liga, no dia 18 de março.
(Foto: Reprodução Twitter/Around The NFL)