NFL

13/10/2019 - 17h38

Minnesota Vikings domina Philadelphia Eagles com show de Kirk Cousins e Stefon Diggs

Com autoridade, quarterback anota quatro touchdowns e desmonta defesa dos Eagles junto com seu wide receiver

O Minnestota Vikings mostrou força e venceu o Philadelphia Eagles com autoridade por 38 a 20, neste domingo (13), no U.S. Bank Stadium. Com grande partida do ataque e bons momentos da defesa, a equipe comandada por Mike Zimmer ficou à frente no placar do começo ao fim.

Os destaques foram Kirk Cousins e Stefon Diggs. O quarterback teve 333 jardas, quatro touchdowns e uma interceptação. O wide receiver somou 167 jardas em sete recepções.

Pelos Eagles, o time oscilou no geral. Apesar de bons momentos, a equipe foi dominada na maioria do tempo. Carson Wentz ficou com 306 jardas, dois touchdowns e uma interceptação. Miles Sanders, calouro, foi outro ponto forte no ataque aéreo, apesar de ser running back: 86 jardas em três recepções e um touchdown.

Com esse resultado, os Vikings ficam com quatro vitórias e duas derrotas na temporada, enquanto Philly tem campanha 3-3.

O próximo jogo de Minnesota será no próximo domingo (20), contra o Detroit Lions, fora de casa, às 14h (de Brasília). Já Philadelphia enfrenta o rival de divisão Dallas Cowboys, no mesmo dia, no Sunday Night Football, novamente longe de seus domínios.

O JOGO

Jogando em casa, os Vikings começaram quentes. Logo na campanha inicial, Cousins quebrou a marcação dos Eagles com bons passes. A defesa visitante veio com marcação individual e foi vencida com facilidade na maioria dos lances. Thielen recebeu passe encobrindo o marcador e pegou a bola na end zone para abrir a contagem.

Com o ataque de Philadelphia pela primeira vez em campo, o plano de jogo foi usar e abusar do jogo terrestre. As três jogadas foram pelo chão, e o time não conseguiu alcançar as 10 jardas para conseguir uma nova descida e teve que devolver a bola.

A defesa de Philly continuou eficaz contra o jogo terrestre, apesar da boa fase de Dalvin Cook. No entanto, pelo alto, o quarterback de Minnesota permaneceu tendo sucesso e a equipe caminhou até marcar um field goal.

O campeão do Super Bowl da temporada 2017 descontou com três pontos após uma campanha tímida e com pouco repertório, deixando a partida em 10 a 3. Com a bola nas mãos novamente de Cousins, ele lançou uma big play para Diggs, que queimou a marcação de Rasul Douglas para entrar na end zone com muita velocidade.

Os Eagles mais uma vez tiveram uma posse sem conseguir engrenar o jogo terrestre e aéreo. Wentz ficou sem opções contra a forte defesa dos Vikings. Em uma quarta descida no meio-campo, os visitantes não conseguiram alcançar a jarda necessária e a bola voltou para os donos da casa.

Como um replay, o camisa 8 da equipe roxa lançou mais uma longa bola para Diggs vencer da marcação e fazer uma ótima recepção para marcar mais sete pontos – depois do extra point – para a franquia da NFC Norte.

Com 24 a 3 no placar, a partida parecia caminhar para uma vitória fácil dos Vikings. Porém, Philly mostrou o mesmo cenário de outras partidas da temporada: um começo ruim de jogo, com a defesa cedendo muitas jardas e o ataque sem engrenar, mas uma recuperação a partir de certo momento do confronto.

Ainda persistindo no jogo pelo chão, o time da NFC Leste foi progredindo no campo adversário, até conseguir chegar em zona ofensiva. Com pressão, Wentz conseguiu achar Miles Sanders infiltrando por trás da defesa dos Vikings e lançou no ponto futuro para o running back receber e correr até a end zone. 24 a 10.

Com o sistema ofensivo ressurgindo no jogo, a defesa de Philly também começou a jogar com intensidade. Faltando pouco tempo para terminar o primeiro tempo, Cousins lançou para Diggs, que teve um dia inspirado, mas que protagonizou um lance bizarro: a bola passou entre suas mãos e bateu no seu rosto, ficando pendurada no ar e sendo interceptada por Andrew Sandejo.

Na campanha que poderia diminuir o placar para apenas uma posse de vantagem, no minuto final da etapa inicial, os Eagles tiveram um final decepcionante: já na red zone, a equipe não conseguiu avançar para conquistar uma nova descida, o que forçou um field goal. No entanto, Doug Pederson chamou um fake, e o kicker de Philadelphia foi interceptado.

Começando com a bola no segundo tempo, os visitantes continuaram em sua recuperação. O camisa 11 lançou para Sanders na lateral do campo, que correu até a red zone para conquistar muitas jardas. Após insucesso com corridas, a terceira descida ficou nas mãos de Wentz, que se locomoveu para o canto, escapou de sacks e lançou para Jeffery na end zone: 24 a 17.

O ataque de Minnesota cometeu muitas faltas na primeira posse do tempo derradeiro e ficou em uma terceira para 33 jardas. Com a bola voltando para os Eagles, o drive estava sendo conduzido por uma variedade em jogadas pelo chão e pelo alto. Porém, a equipe teve que se contentar com um field goal e o placar ficou em 24 a 20.

A expectativa era de equilíbrio e emoções no último quarto. Entretanto, a partida voltou para o cenário de início, com amplo domínio dos Vikings. A defesa de Philadelphia não conseguiu mais pressionar Cousins, que lançou consecutivas bolas na falha marcação individual dos cornerbacks dos rivais. Em contrapartida, o ataque dos visitantes novamente sentiu dificuldades de estabelecer o playbook.

Dois touchdowns seguidos praticamente sacramentaram a partida e deixaram o jogo em 38 a 20. Primeiro, Diggs apareceu de novo e foi eficaz dentro da end zone, recebendo a bola no limite e conseguindo colocar os dois pés na parte roxa.

Depois, Cook correu para matar o jogo:

Foto: Divulgação/Twitter Minnesota Vikings

NFL 2019 – SEMANA 6

Quinta-feira (10/10)

New York Giants 35 @ 14 New England Patriots

Domingo (13/10)

Carolina Panthers 37 @ 26 Tampa Bay Buccaneers (Londres)
Seattle Seahawks 32 @ 28 Cleveland Browns
Houston Texans 31 @ 24 Kansas City Chiefs
Washington Redskins 17 @ 16 Miami Dolphins
Philadelphia Eagles 20 @ 38 Minnesota Vikings
New Orleans Saints 13 @ 6 Jacksonville Jaguars
Cincinnati Bengals 17 @ 23 Baltimore Ravens
San Francisco 49ers 20 @ 7 Los Angeles Rams
Atlanta Falcons 33 @ 34 Arizona Cardinals
Tennessee Titans 0 @ 16 Denver Broncos
Dallas Cowboys 22 @ 24 New York Jets
Pittsburgh Steelers 24 @ 17 Los Angeles Chargers – SNF

Segunda-feira

21h15 – Detroit Lions @ Green Bay Packers

Oddsshark