Kyle Shanahan, enfim, é confirmado como novo técnico dos 49ers
Após semanas de especulação, ex-coordenador ofensivo dos Falcons assume franquia californiana
A espera acabou. Depois de semanas com muito burburinho, o San Francisco 49ers, enfim, anunciou o nome de seu novo treinador. Kyle Shanahan, que foi coordenador ofensivo do Atlanta Falcons na última temporada, assinou um contrato válido pelos próximos seis anos com a franquia californiana e será o responsável por reconstruir o time.
Shanahan terá a primeira oportunidade na carreira no posto de comandante principal de uma equipe. Aos 37 anos, recoloca em evidência um sobrenome bastante conhecido na NFL, já que é filho do lendário Mike Shanahan, que venceu um Super Bowl como coordenador ofensivo do próprio San Francisco, além de dois como técnico do Denver Broncos.
“Este é um dia muito emocionante para o San Francisco 49ers e nossos fãs”, disse o CEO Jed York, para o site da franquia. “No decorrer dos anos, ele provou ser uma das mentes mais brilhantes no jogo de football e seu sucesso recente fala por si mesmo. A liderança de Kyle trouxe o melhor de seus jogadores em cada fase de sua carreira e estamos ansiosos para vê-lo construir uma equipe talentosa para realizar o mesmo por aqui.”
Além do Head Coach, os 49ers também acertaram nas últimas semanas com John Lynch para o cargo de General Manager. Entretanto, fontes informam que Shanahan terá total controle sobre as situações de campo do time, incluindo a palavra final sobre o roster. O novo GM lidaria com questões fora desta esfera.
Nas duas últimas temporadas, os 49ers acumulam uma vergonhosa campanha de sete vitórias e impressionantes 25 derrotas. Jim Tomsula e Chip Kelly não duraram mais que um ano no comando da franquia.
Os problemas parecem inúmeros para o novo treinador. O elenco é bastante defasado em relação ao que o próprio Shanahan tinha em Atlanta. O primeiro grande pepino que o novo comandante terá que resolver é sobre os quarterbacks. Nomes como Matt Schaub, Kirk Cousins e Jimmy Garoppolo aparecem como favoritos ao posto que estão sem um real comandante faz tempo.
“Estou muito animado para me dedicar ao processo que está pela frente”, comentou Shanahan. “O primeiro passo nesse processo é identificar indivíduos talentosos que amam o jogo, tanto quanto John e eu. Estamos à procura de indivíduos que trabalham duro e se dedicam a fazer as coisas do jeito certo, sempre pensando no interesse da equipe.Mais importante, queremos dar aos nossos fãs uma equipe que pode se orgulhar dentro e fora do campo.”
Em 2017 o San Francisco 49ers tem a segunda maior projeção em salary cap da liga, com cerca de US$ 80 milhões. Apesar do caminhão de dinheiro, o caminho será longo para Shanahan e Lynch.
Foto: Twitter / San Francisco 49ers